UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

23/03/2006 - 17h55
Direto da GDC: "Zelda" e DS dominam conferência da Nintendo

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a San Jose


"Iwata: drop the bomb" ("Iwata: solte a bomba", em português), era a inscrição na placa de um fanático pela empresa que, minutos antes do início da conferência, circulava pela calçada do auditório de San Jose, local do evento. A exemplo do que acontecera na conferência da Sony, na quarta-feira (22), a disputa por uma vaga - e a fila - era enorme. Todos querem saber o que Satoru Iwata, presidente da Nintendo, tem a dizer.

Minutos antes do início da conferência, o local já estava completamente lotado e, nas primeiras filas, célebres como Reggie Fils-Aime, executivo da Nintendo, e Will Wright, criador da série "The Sims", tomavam seus lugares. No palco, uma bancada com quatro paredes enganava à primeira vista: o que pareciam, ao longe ser exemplares do Revolution, eram aparelhos de captura de imagem conectados ao DS. Um prenuncio de que o portátil era mesmo a estrela do dia, e não o console de próxima geração da companhia.

Bem humorado e com seu inglês carregado de sotaque, mas muito claro, Satoru Iwata iniciou a conferência falando sobre as inovações da Nintendo e traçando um divertido paralelo com a Pepsi, arrancando risos e aplausos dos presentes - o que viria a acontecer várias vezes até o final.

Iwata destacou a importância do software explorar bem as capacidades do hardware e logo partiu para o principal assunto do evento (ou, pelo menos, o que ocupou mais tempo): a série de estimulação cerebral "Brain Training" que, depois de vender milhões de cópias no Japão, prepara-se para aportar em continente americano.

Sem limitar-se à teoria, Iwata deu lugar a um membro da equipe de testes da Nintendo, que chamou ao palco, alguns convidados, dentre eles Will Wright e Jamil Moledina, diretor da GDC, para algumas disputas multiplayer do jogo. Novamente, muitos risos e aplausos, no momento inusitado.

Então para alegria do público, Iwata revelou que cada um dos presentes, ao final do evento, ganharia um exemplar de "Brain Age - Training Your Brain in Minutes a Day!", para o DS. Contudo, o dia ainda reservava mais surpresas.

Após alardear o sucesso da rede sem fio do DS - um milhão de usuários e 29 milhões de acessos -, houve uma demonstração do multiplayer de "Metroid Prime: Hunter", entre quatro pessoas da equipe de desenvolvimento do game. Em seguida, Iwata apresentou "Tetris DS", dizendo que até a sua avó gostaria de jogá-lo, e falou de "New Super Mario Bros".

Então, Iwata revelou, através de um breve vídeo, a principal surpresa da conferência: "Legend of Zelda: Phantom Hourglass", primeiro jogo de Link para o DS, com perspectiva bidimensional, mas belos gráficos em 3D. Na E3, o jogo poderá ser experimentado pelos visitantes, junto com "Twilight Princess", do GameCube.

E para não dizer que o presidente da companhia não falou do Revolution, veio à tona a compatibilidade do Virtual Console, recurso do videogame que rodará jogos antigos, com títulos do Mega Drive e do TurboGrafix-16.

Como a concorrente Sony, a Nintendo preferiu deixar o principal para a E3. E quem se saiu vencedor e fortalecido no evento foi o DS, com o modelo Lite e franquias célebres da companhia, como "Mario", "Metroid" e agora "Zelda", levando a diversão a níveis máximos.

Decepcionante? De maneira alguma. Iwata falou sobre o desenvolvimento do portátil, que na realidade era o tema de sua conferência. Além do mais, a platéia era formada predominantemente por desenvolvedores de jogos, que certamente ficaram agradecidos pelas palavras de Iwata sobre inovação e como conquistar públicos distintos. Isso, sem dúvidas a Nintendo sabe fazer muito bem.

De fato, a bomba não veio, mas todos deixaram o auditório satisfeitos, e com um exemplar de "Brain Age" com direito à cartinha do Iwata. E que venha a E3.

Leia mais
Cobertura UOL da Game Developers Conference