UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

Divulgação 25/03/2006 - 10h07
Direto da GDC: Video Games Live é homenagem de alto nível

Na noite de sexta-feira (24), a Game Developers Conference 2006 já havia terminado em San Jose mas, ainda assim, centenas de pessoas novamente esgotaram os lugares disponíveis no auditório onde, dias atrás, acontecera as conferências de Sony e Nintendo. Desta vez, porém, a atração era a Video Games Live, concerto que fez uma justa e belíssima homenagem a algumas das mais célebres trilhas sonoras dos games.

Logo na abertura, o telão exibiu um jogo de "Pong" e, a partir de então, foi uma festa só. O medley da Symphony Silicon Valley ainda homenageou vários outros arcades, como "Space Invaders", "OutRun" e "Donkey Kong".

Depois, foi a vez de "Metal Gear Solid", com direito a um soldado inimigo, devidamente trajado, circulando pelo palco durante e exibição da música. Num certo momento, para surpresa geral, o famoso "ponto de exclamação" acendeu em cima da cabeça do soldado, como que suspenso no ar, deixando-o em estado de alerta. Impagável.

As canções de "God of War", "Beyond Good & Evil" e outros games seguiram sendo reproduzidas, acompanhadas por canhões de luzes e por cenas exibidas no telão. Com "Medal of Honor", ao invés de cenas do jogo foram utilizadas filmagens da Segunda Guerra Mundial, em um momento particularmente tocante da apresentação.

Na segunda parte do concerto, Tommy Tallarico, produtor do Video Games Live e célebre profissional de trilhas sonoras de games, chamou ao palco duas pessoas da platéia para uma disputa de "Frogger". O detalhe é que a orquestra seguiu tocando a trilha sonora em tempo real, sem perder o ritmo que acelerava progressivamente.

Obviamente, um dos jogos mais esperados da noite era "Final Fantasy". E mais uma surpresa: para tocar um medley do RPG da Square Enix foi chamado ao palco o célebre pianista Clifford Boswell. O quê? Nunca ouviu falar dele? Bem, ele ficou conhecido como "Mario pianist" desde que vídeos seus tocando temas de "Mario" ao piano viraram febre na internet. Boswell foi longamente aplaudido de pé após sua apresentação.

Claro que não poderiam ainda faltar as músicas de "Mario" e "Zelda", devidamente introduzidas pelo compositor Koji Kondo, que apareceu em um vídeo, exibido no telão. Aliás, os profissionais da música dos videogames eram os astros da noite, e por isso foram todos apresentados, junto com suas respectivas obras.

Uma experiência simplesmente fascinante, da produção à execução. De acordo com site oficial do Video Games Live, o concerto passará pelo Brasil, em sua turnê mundial, em apresentação no Rio de Janeiro e em São Paulo. É uma oportunidade imperdível para aqueles que valorizam música de qualidade nos jogos e se emocionam quando ouvem as clássicas.

Leia mais
Cobertura UOL da Game Developers Conference