UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

11/05/2006 - 03h22
Direto da E3: controle do Nintendo Wii reinventa o ato de jogar

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Los Angeles


Reaprendizado. É quase um sinônimo para a experiência de jogo com o controle do Wii. Por isso, arrisco até dizer que aqueles que nunca pegaram em um controle de videogame na vida, terão mais facilidade para jogar o console de próxima geração da Nintendo.

É claro que existem os títulos mais simples, como o demo tecnológico que lembra o clássico "Duck Hunt", do Nintendo 8 bits: basta apontar e atirar, como se o controle fosse uma pistola. Mas, quando o acessório exige movimentos mais acrobáticos e sincronia com o nunchaku, que fica na mão esquerda, o caldo engrossa.

Jogo videogame desde os quatro anos de idade - e isso significa 20 anos atrás - e, quando segurei o controle do Wii nas mãos, parecia um corpo estranho. Porém, para o jogador casual, ele é muito mais intuitivo que um joystick repleto de botões.

Em apenas uma hora, virei tenista, pesquei, controlei um 4x4, dei golpes de espada, só para citar alguns dos testes. E cada experiência foi diferente. De fato, às vezes o controle perdeu a sensibilidade, mas bastou dar um passo para trás para recuperar o cursor na tela.

É preciso ter a mente aberta (e coordenação motora) para incorporar o espírito do controle, que realmente proporciona liberdade de movimento ao jogador. E são apenas os primeiros games; imagine, com o passar do tempo, as possibilidades para o controle do Wii, exploradas pelas mentes brilhantes da indústria de games.

Mesmo para nós, da imprensa, é difícil descrever. É uma expansão do vocabulário: em um dia, falávamos de botões; agora, falamos de movimentos e traçamos paralelos para nos fazer entender.

O controle do Wii é, realmente, sensacional. Mais uma vez, a Big N reinventou a roda e merece aplausos de todos, pois em uma época na qual a indústria sofre com a repetição, a coragem de inovar virou artigo de luxo.

Veja também
Vídeo do controle do Wii