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Notícias

05/12/2005 - 18h56
Projetista do NES diz que jogos de hoje roubam sonhos das crianças

Da Redação

O atual conselheiro da Nintendo e professor-titular da universidade Ritsusmei, Masayuki Uemura, disse na Digital Interactive Entertainment Conference 2005, realizada no próprio instituto de ensino, que a missão da Nintendo é manter os videogames como o "brinquedo dos sonhos" das crianças.

Masayuki Uemura foi o projetista responsável pelos videogames NES e Super NES, além de produzir jogos como "Wild Gunman", criado em conjunto com o falecido Gumpei Yokoi, que projetou os consoles Game Boy e do Virtual Boy.

Uemura começou mostrando a história centenária da Nintendo, que começou como uma fábrica de baralhos japoneses, até que "Pong" a fez decidir entrar no mercado de games. Com "Break Out", resolveu criar seu próprio console. Na época, todas as companhias estavam numa corrida para desenvolver circuitos integrados similares a "Home Pong", a versão doméstica do clássico.

A Mitsubishi estava desenvolvendo um circuito para uma empresa americana, mas esta acabou falindo antes. Assim, a Nintendo comprou o projeto e lançou seus dois primeiros videogames: Color TV Game 6 e Color TV Game 15. Apesar de não ter sido um grande sucesso comercial, já estava impressa uma grande característica da companhia. Para eles, o público-alvo eram as crianças e, por isso, colocou um preço bem abaixo da concorrência.

Com a tecnologia de circuito integrado, a Nintendo via a possibilidade de realizar seu sonho, de criar um brinquedo que possa realizar jogos com "regras justas e claras", "contar e armazenar pontuações de forma precisa", "começar a partida apenas com botões" e "uma funcionalidade de reiniciar o jogo de forma fácil". Tudo isso era complicado com brinquedos tradicionais. Uemura diz que, mesmo hoje em dia, funcionários da Nintendo param de trabalhar quando encontram novas tecnologias e divertimentos.

A parceria com a Mitsubishi continuou e a Nintendo lançou uma versão nacional de "Break Out", em 1979, projetado por ninguém menos que Shigeru Miyamoto, que estava em seu segundo ano na empresa. Mais uma vez, as vendas não foram boas, devido ao imenso sucesso de "Space Invaders".

Com essa experiência, a companhia desenvolveu o que seria seu primeiro videogame de grande sucesso, o NES, lançado no Japão como Famicom em 1983. Sucesso que veio, segundo Uemura, graças "ao esforço contínuo dos produtores de jogos, a tecnologia - principalmente de semicondutores - e a ajuda das crianças". E ressaltou que elas devem ser levadas em conta na hora de atribuir preços.

"Agora, os videogames se tornaram algo além do brinquedo dos sonhos, algo sufocante que rouba o sonho das crianças. Antigamente, se dizia que as crianças viravam adultas ao interagirem com brinquedos. Eu, como ex-criador de produtos lúdicos, quero que os videogames continuem sendo o brinquedo dos sonhos", disse Uemura, lamentando a atual situação do mercado. Talvez estivesse se referindo aos jogos violentos, ou os títulos e consoles que sobem de preço a cada geração.

Por fim, lembrou que os jogos nasceram numa universidade, citando "Space War". E acredita que simpósio seja um grande estímulo para que as faculdades de jogos apareçam cada vez mais.

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