UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

24/01/2006 - 11h40
Criador de "Metal Gear" diz que games não são arte

da Redação

Em entrevista à revista americana PlayStation Magazine, Hideo Kojima, criador da série "Metal Gear", afirmou que os jogos não são arte. A declaração faz ressonância à opinião do crítico de cinema Roger Eberts, que refutou a condição de arte dos games, devido à sua natureza, que requer escolha dos usuários, em oposição aos filmes e livros sérios, em que o controle autoral é essencial.

Kojima diz que os jogos incorporam elementos artísticos, mas não podem ser consideradas obras artísticas, pois estas têm características individuais do autor, e um jogo é um trabalho de equipe. O criador de "Metal Gear" acredita que os jogos são uma espécie de serviço oferecido aos consumidores, mas o jeito de que isso é feito tem um estilo artístico.

"Arte é o que você encontra em museu, seja uma pintura ou uma estátua. O que eu estou fazendo, o que os criadores de games estão fazendo, é coordenando um museu - como iluminar coisas, onde colocar coisas, como vamos vender ingressos", diz o designer de jogos. "Para o bem ou para o mal, o que eu, Hideo Kojima, faço, é coordenar um museu e também criar a arte que é mostrada no museu."

A discussão sobre o "status" de arte dos games vem de longa data. Os críticos tradicionais refutam esse rótulo, enquanto os criadores de jogos dizem que é uma expressão artística como todas as outras e que os tradicionalistas não entendem essa linguagem, muito em parte por ser muito novo, com apenas 30 de existência. Mas games como "Shadow of the Colossus", do PlayStation 2, e a própria série "Metal Gear" ajudaram a reacender as discussões em torno do assunto.