UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

14/08/2006 - 13h00
Microsoft lançará ferramenta doméstica para criação de games

da Redação

A Microsoft anunciou que lançará uma versão doméstica de sua ferramenta profissional de criação de jogos. O "XNA Game Studio Express" permitirá aos usuários com conhecimento especializado a fazer jogos para Xbox 360 e PC.

O programa é uma versão simplificada da "XNA Framework", que tem custo na casa dos cinco dígitos, em dólares. A edição "Express" será gratuita e rodará num PC com Windows XP. Mas, ao se integrar a um "clube de desenvolvedores", cuja anuidade é de US$ 99, o criador independente poderá construir, testar e compartilhar seu jogo na rede Xbox Live. Além disso, poderá ter uma série de materiais para acelerar o processo de desenvolvimento.

"Esse é nosso primeiro passo para criar o YouTube dos videogames", disse Peter Moore, vice-presidente de Entretenimento e Dispositivo da Microsoft, referindo ao popular site de publicação de vídeos.

Será a primeira vez que um videogame terá uma ferramenta oficial de criação de jogos. No passado, houve uma tentativa tímida com o Teradrive, um misto de PC com Mega Drive, mas que tinha recursos muito pobres, e editores de jogos, principalmente de RPG, para diversos videogames. O "XNA Game Studio Express" incorpora funções complexas, e para criar os jogos é necessário conhecimento específico, como programação e modelagem de objetos 3D.

Moore também disse que mais de dez universidades, como a Southern California, adotarão a ferramenta em sua grade de ensino. "É uma necessidade crítica na evolução de como jogos são feitos", disse Peter Raad, diretor-executivo da Southern Methodist University.

Uma versão beta do software está programada para sair em 30 de agosto. A versão final deverá sair até o final do ano.

A experiência mostra que comunidades independentes de desenvolvedores enriquece uma plataforma. No passado, computadores como o MSX e o Amiga se beneficiaram de aplicativos e jogos feitos por grupos "amadores". Hoje, o exemplo mais próximo é o portátil PSP, que, além de jogos oficiais, há uma série de "homebrews" (aplicativos caseiros), que compreendem desde games originais a programas que permitem rodar cópias ilegais, passando por emuladores e tocadores de mídia.