UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

10/12/2006 - 10h37
Computador clássico MSX é relançado no Japão em versão compacta

da Redação

Divulgação

Mais de 20 depois, MSX retorna compacto e modernizado

Mais de 20 depois, MSX retorna compacto e modernizado

A D4 Enterprise anunciou que lançará no Japão o "1 Chip MSX" a partir de 11 de dezembro. O aparelho é uma versão compacta de um padrão de computador surgido em 1985, o MSX versão 2.0. O preço é de 20.790 ienes (cerca de US$ 180)

A produção está limitada a cinco mil unidades, que pode ser compradas online. Mas pelo menos duas lojas físicas nipônicas também venderão o produto: uma em Tóquio e a outra em Hokkaido. Um serviço de download de jogos também será iniciado ainda em 2006.

O 1 Chip MSX é compacto, graças a uma tecnologia de chips programáveis, que aglutina todos os semicondutores do aparelho original em apenas um. Ainda conta com portas USB e leitor de SD Cards, que, obviamente, não existiam na época.

O MSX foi um computador popular em seu tempo, principalmente no Japão, Coréia do Sul, Holanda, Espanha, em alguns países árabes e na extinta União Soviética - um MSX2 da Sony era usado na estação espacial MIR. O computador também teve bastantes seguidores no Brasil, com aparelhos comercializados pela Sharp e Gradiente.

O MSX foi o berço de alguns clássicos, como "Parodius" e "Metal Gear". O criador deste, o famoso Hideo Kojima, começou sua carreira fazendo games para o computador - na verdade, o game de Solid Snake foi o primeiro sob sua inteira responsabilidade.

A Konami, de longe, foi a produtora mais competente para a plataforma, lançando versões exclusivas e antológicas de séries como "Castlevania", "Gradius" e "Salamander". Esses games podem ser conferidos em coletâneas como "Konami MSX Antiques", para PSOne, ou no console virtual do Wii, que terá games feitos originalmente para o computador, mas ainda não foi anunciado nenhum título.