09/03/2007 - 15h05 Jogo não é arte e precisa vender, afirma Capcom do Finalboss Em entrevista cedida ao site Kotaku, Keiji Inafune - responsável por "Lost Planet" e "Dead Rising", além de criador de "Mega Man" - deu uma alfinetada considerável nos ex-funcionários do estúdio Clover.
Quando perguntado por qual razão jogos como "Viewtiful Joe" e "Okami" não tiveram tanta receptividade pelo grande público, apesar da ótima impressão causada na imprensa especializada, Inafune diz: "talvez eu me enrole se eu disser isto na frente da mídia de massa. Jogos não são uma obra de arte. Na verdade, é um produto. Se pensarmos nele como arte, então, sobre as pinturas de Van Gogh e Picasso, o resultado final é a beleza, então não importa se vender ou não. Para jogos, no entanto, é um produto. Uma comodidade. O produtor precisa pensar nisto".
Elogiando o trabalho do diretor de arte e da equipe do jogo, Inafune diz que fazer o jogo bonito não é o suficiente: vendê-lo, o objetivo final, é o dever do produtor. Segundo Inafune, quando a Capcom se ofereceu a trabalhar nesta parte promocional, o produtor disse que a própria Clover faria tal trabalho. "Eu acho que o produtor deixou a bola cair nessa (...) acho que isto foi uma falha".
Por fim, Inafune diz: "grandes diretores podem existir em grandes números, no entanto, se não tiver um bom produtor não terá vendas. E eu acho que a Clover Studios é um exemplo muito bom disto".
Fechada recentemente pela Capcom, a Clover Studios era uma divisão da empresa voltada a projetos originais. |