UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

09/03/2007 - 15h05
Jogo não é arte e precisa vender, afirma Capcom

do Finalboss

Em entrevista cedida ao site Kotaku, Keiji Inafune - responsável por "Lost Planet" e "Dead Rising", além de criador de "Mega Man" - deu uma alfinetada considerável nos ex-funcionários do estúdio Clover.

Quando perguntado por qual razão jogos como "Viewtiful Joe" e "Okami" não tiveram tanta receptividade pelo grande público, apesar da ótima impressão causada na imprensa especializada, Inafune diz: "talvez eu me enrole se eu disser isto na frente da mídia de massa. Jogos não são uma obra de arte. Na verdade, é um produto. Se pensarmos nele como arte, então, sobre as pinturas de Van Gogh e Picasso, o resultado final é a beleza, então não importa se vender ou não. Para jogos, no entanto, é um produto. Uma comodidade. O produtor precisa pensar nisto".

Elogiando o trabalho do diretor de arte e da equipe do jogo, Inafune diz que fazer o jogo bonito não é o suficiente: vendê-lo, o objetivo final, é o dever do produtor. Segundo Inafune, quando a Capcom se ofereceu a trabalhar nesta parte promocional, o produtor disse que a própria Clover faria tal trabalho. "Eu acho que o produtor deixou a bola cair nessa (...) acho que isto foi uma falha".

Por fim, Inafune diz: "grandes diretores podem existir em grandes números, no entanto, se não tiver um bom produtor não terá vendas. E eu acho que a Clover Studios é um exemplo muito bom disto".

Fechada recentemente pela Capcom, a Clover Studios era uma divisão da empresa voltada a projetos originais.