UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

12/12/2006 - 11h07
Com mudanças radicais, "Dragon Quest IX" é anunciado para DS

da Redação

A produtora japonesa Square Enix convocou uma entrevista coletiva para apresentar novos jogos da tradicional série de RPG "Dragon Quest", que comemorou 20 anos em maio deste ano. O maior destaque foi o anúncio do mais novo título da linha principal, "Dragon Quest IX", que será bastante diferente dos antecessores. O game é para Nintendo DS.

A série "Dragon Quest" é uma das mais populares do Japão e um dos games pioneiros no estilo RPG. Foi ele que, em 1986, transformou o gênero em algo mais simples e estabeleceu suas bases. Hoje, divide com "Final Fantasy" o posto de RPG mais popular do Japão. O último game, para PlayStation 2, vendeu mais de 3,5 milhões de cópias somente no Japão. As vendas de todos os títulos chegam a 41 milhões. Não por acaso, a série é disputada pelos fabricantes de hardware, pois tem o poder de influenciar as vendas de consoles.

O nono episódio, "Dragon Quest IX: Hoshizora no Mamoribito" ("O Protetor do Céu Estrelado"), marca a volta para um videogame da Nintendo - "Dragon Quest VII" e "VIII" foram feitos para videogames da Sony, PSOne e PS2, respectivamente - e, pela primeira vez, a série principal aparece num aparelho portátil.

"Dragon Quest" sempre foi seguidor das tradições, ao contrário de "Final Fantasy", que tem uma veia mais vanguardista. No entanto, "Dragon Quest VIII" já dava sinais de algumas mudanças na franquia e, agora, com o nono capítulo, abandonou até mesmo os combates por turnos. As batalhas do novo game lembram um pouco os RPGs orientados à ação, como "Kingdom Hearts".

O jogo em si acontece na tela de baixo, enquanto a de cima mostra o mapa. Na demonstração, a caneta foi usada para indicar o personagem que receberia os efeitos da magia de cura. Os ambientes são em 3D, lembrando o estilo de "Dragon Quest VIII". O clima é de desenho animado.

Outra mudança radical é que "Dragon Quest IX" poderá ser jogado por até quatro pessoas ao mesmo tempo através da rede sem fio do Nintendo DS. Na demonstração foram vistas cenas engraçadas, como alguém que se perdeu do grupo e aquele típico ladrão de tesouros, que vai pegando todas as recompensas enquanto os outros estão lutando. O game também usará a Wi-Fi Connection, mas nada foi dito sobre partidas multiplayer online.

O time de produção será o mesmo do antecessor. À frente do projeto está Yûji Horii, que é o game designer. Os desenhos são de Akira Toriyama ("Chrono Trigger" e "Dragon Ball Z") e as músicas, de Kôichi Sugiyama. Eles são os pilares da série desde o primeiro jogo. O desenvolvimento está a cargo da Level-5, que fez "Dark Cloud", "Rogue Galaxy" e "Dragon Quest VIII".

"Há diversas limitações por termos escolhido um videogame portátil, mas me sinto como estivesse fazendo o primeiro 'Dragon Quest' ao ultrapassar essas barreiras", disse Horii, que também prometeu o game para 2007. Sugiyama elogiou o colega: "O senhor Horii é um revolucionário. Ele simplificou os adventures com 'Murder in Port Pier' e os RPGs com 'Dragon Quest'. Agora, creio que ele irá simplificar os jogos em rede."

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, também estava no evento. Mais do que a série voltar para sua empresa, ele disse estar mais agradecido que um videogame portátil tenha sido escolhido para acolher o capítulo de número nove. "Os portáteis estão ficando 'mainstream'", comentou.

Yôichi Wada, presidente da Square Enix, afirmou que a escolha do Nintendo DS recaiu pelo desejo de levar o game para mais pessoas e descartou qualquer hipótese de ser convertido para outros sistemas. E também não deverá haver qualquer interação com o Wii, console de nova geração da Nintendo.

Portanto, "Dragon Quest IX" é um jogo exclusivo para Nintendo DS e tem previsão para ser lançado em 2007.