UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

14/08/2007 - 14h55
Diversão é o futuro, diz criador de "Mario Bros."

da Redação

Em entrevista para a revista japonesa Famitsu, Shigeru Miyamoto, principal nome criativo da Nintendo, disse que os jogos não precisam ser difíceis para serem divertidos.

A política atual da Nintendo é mirar cada vez mais o público casual e assim expandir o mercado. Mas, para Miyamoto, esse público e o de entusiastas (chamados de hardcore nos Estados Unidos) tem mais coisas em comum que se imagina: "Embora haja jogos voltados entre o mercado casual e o de 'core', esses também curtem uma jogatina casual. É muito difícil ajudar a dificuldade apenas para o mercado 'core'. Mesmo para nós, ainda teríamos dificuldade para achar o equilíbrio certo. Mas eu penso que no futuro, haverá games que não são difíceis e ainda assim divertidos de jogar".

"O que eu quero dizer não há razão em tornar a dificuldade um fator de diversão. Estamos fazendo 'Super Mario Galaxy' uma experiência nova e divertida que objetiva prover uma experiência de grande apelo, convincente, e acima de tudo, divertida. Se conseguirmos fazer isso, então, tenho certeza que até mesmo os jogadores 'core' também acharão que têm apelo", continua.

A preocupação de "Super Mario Galaxy" é ser um jogo acessível tanto para novatos como veteranos. A câmera será totalmente automática e os controles, intuitivos.

"Precisamos lançar mais jogos que tenham a sensação de jogos. É importante que as pessoas que estão jogando sentir que os games são realmente divertidos. (...) Agora, há um conceito que sempre focalizo, no qual você tem que sentir a diversão do game somente ao experimentar, e isso é uma preocupação para 'Super Mario Galaxy', é claro. Sendo divertido mesmo jogando por um pequeno período, isso indica que tem um grande valor como produto. (...) É muito importante que toda diversão do game seja sentida na primeira fase", concluiu.