16/08/2005 - 11h53 Hackers "criam" dinheiro e inflacionam economia de "EverQuest II" Da Redação Chris Kramer, diretor de relações públicas da Sony Online Entertainment, responsável pelo RPG online "EverQuest II", disse que um grupo de jogadores produziu grande quantidade de platinum, a moeda do jogo, através de um processo ilegal que explora falhas dos game online.
O objetivo desses usuários era comprar itens ou até mesmo trocar por dinheiro real no serviço de leilão oficial do game, a Station Exchange.
"A quantidade de dinheiro aumentou 20% em 24 horas", disse Kramer. "Nós temos muitos alarmes para esse tipo de coisa e eles se desligaram no sábado [13]". Seguindo a teoria econômica do mundo real, houve uma inflação na mesma proporção.
No domingo, os hackers foram identificados e suas contas, fechadas. A economia voltou ao que era antes do ataque. Kramer disse que há ferramentas para rastrear todos os platinum duplicados ilegalmente.
A "produção" ilegal de dinheiro em jogos online não é exclusividade de "EverQuest II". Muitos outros títulos contêm a falha e estima-se que 70 mil dólares já foram obtidos por pessoas que venderam dinheiro ou item virtual ilegais em sites de leilões. Kramer afirmou que foi a primeira vez que servidores com Station Exchange foram atacados.
"EverQuest II" é um popular RPG online da Sony Computer Entertainment. |