20/07/2006 - 17h31 Estratégia da Sony para PS3 pode ter mesmo fim do Macintosh, dizem analistas da Redação Segundo relatório divulgado por analistas da DFC, a Sony poderá perder fatias do mercado de videogames pela estratégia de "elite tecnológica" que está adotando para o PlayStation 3.
Além do alto preço - US$ 499 na versão básica e US$ 599 na completa -, tratar o console como um computador, ou seja, ter melhoramentos tecnológicos (upgrades) que expandem a funcionalidade básica do console pode pesar contra o PlayStation 3 no mercado de videogames. "Ao manter o hardware um padrão por muitos anos, os sistemas de videogames tem conseguido baixar seus preços ao longo de sua vida útil por não precisar melhorá-los com a última tecnologia", diz o relatório.
E alerta: "Nós acreditamos que sob essa estratégia de elite de Kutaragi [presidente da Sony Computer Entertainment], o PlayStation 3 poderá ter uma participação de mercado que lembra o da Apple [no setor de computadores, na briga do Macintosh com o PC] em contraste com o atual domínio do PlayStation 2".
Assim, os concorrentes Xbox 360 e Wii terão a chance de ultrapassar a fatia da Sony. O console da Microsoft tem tido um grande sucesso nos EUA e Europa, mas não no Japão. Para os analistas da DFC, a Nintendo tem a maior oportunidade de aumentar sua participação.
Com seu baixo preço - a Nintendo diz que será menos de US$ 250 - e sua intenção de conquistar as massas, o Wii pode chegar ao primeiro posto. "Fazendo a Sony e a Microsoft dividirem as atenções do público hardcore adolescente e da faixa dos 20 anos, o Wii poderá terminar como o número um no mercado para a próxima geração", avalia a DFC. |