UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

07/02/2005 - 20h00
Sony revela especificações do Cell, coração do PlayStation 3

Da Redação

A Sony, IBM e Toshiba realizaram nessa segunda-feira (7) uma conferência de imprensa na qual revelaram o chip Cell. O processador é fruto de uma parceria de alguns anos entre as três companhias e será usado em diversos aparelhos multimídia, incluindo o novo console PlayStation 3.

O Cell será um processador de 64 bits com capacidade de operar em velocidades superiores a 4GHz (a estimativa é que as primeiras unidades operem a 4,6GHz). Além da unidade principal, o chip contará com oito unidades separadas de processamento, capazes de realizar não apenas operações independentes, mas rodar sistemas operacionais diferentes ao mesmo tempo.

Jim Kahle, da IBM, espera que a estrutura, extremamente flexível, permita processamento paralelo com bastante facilidade. O chip poderá ser feito sob medida para diferentes aparelhos, contando com velocidades e quantidades de unidades de processamento variáveis.

As primeiras especificações desse protótipo dão conta que o chip terá 2,5MB de memória interna e será capaz de realizar 256 bilhões de cálculos por segundo (256 gigaflops). O Cell será capaz de se comunicar com memórias externas a uma velocidade de 100 gigabytes por segundo, usando tecnologias da Rambus. Usando tecnologia de moldes de 90 nanômetros, o chip medirá apenas 221mm quadrados. O Cell conta com 234 milhões de transistores.

Para efeito de comparação, a Emotion Engine, a CPU de 128 bits do PlayStation 2, opera a 294,912MHz e tem performance de 6,2 gigaflops.

As primeiras fotos do processador destacam seu pequeno tamanho. O chip deve fazer sua estréia em estações gráficas e no novo console da Sony em 2006.