UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

07/06/2006 - 16h26
Revista ensina segredos do 4-4-2 em "Winning Eleven 10" (PS2)

da Redação

Em mês de Copa, a Dicas & Truques para PlayStation nº 89 chega às bancas com o teste de "2006 FIFA World Cup Germany" e um guia tático completo de "Winning Eleven 10", ambos para PlayStation 2. A revista traz ainda o habitual conteúdo de dicas, detonados, análises e notícias.

Leia uma amostra do guia e aprenda a tirar proveito da formação mais equilibrada do futebol: a 4-4-2:

O 4-4-2 é a atual formação da seleção brasileira e tem sido a mais utilizada pelos técnicos que já comandaram a seleção canarinho, por permitir uma dupla de atacantes avançados e apoiados por quatro meio-campistas mais dois laterais, o que gera um bom equilíbrio tanto para o ataque quanto para a defesa.

Ataque

Contra adversários de defesa fraca, será fácil chegar à grande área se você utilizar toques rápidos com os jogadores de meio-campo até que a bola chegue aos atacantes.

Se o oponente também utilizar quatro jogadores de meio-campo, prefira subir ao ataque com um dos laterais, finalizando com um cruzamento na linha de fundo ou lançando em diagonal para os jogadores mais à frente. Se apoiar o ataque com meio-campistas, você terá, na maioria das vezes, vantagem numérica e consequentemente maiores chances de concluir as finalizações. Além disso, os cruzamentos da linha de fundo ajudam a evitar que seus atacantes sejam pegos na linha de impedimento, que é uma das táticas prediletas das equipes que utilizam poucos zagueiros.

Para enfrentar oponentes retranqueiros, comece analisando se a defesa adversária faz marcação por zona (os zagueiros protegendo um determinado espaço do campo) ou homem a homem (seguindo os atacantes). Contra marcação homem a homem, inverta o posicionamento de seus atacantes. Isso confunde a defesa e abre espaço para investidas. Se a marcação for fraca, você pode simplesmente trocar os atacantes de lado, mas para livrar-se de marcações mais rígidas, inverta as posições dos atacantes com os meio-campistas mais ofensivos.

Defesa

Geralmente, na formação 4-4-2, apenas dois zagueiros ficam responsáveis pela defesa; portanto boa parte da ação defensiva deve começar a ser feita pelos meio-campistas e laterais.

Contra times pouco ofensivos, fica relativamente fácil se proteger. Se apenas um atacante representar sua preocupação, destaque o zagueiro mais competente para marcá-lo enquanto o outro protege a zona da entrada da área.

Para enfrentar dois bons atacantes, deixe os dois zaqueiros marcando a área e destaque os laterais para darem cobertura. Se achar que seus zagueiros dão conta dos atacantes, você também pode optar pela marcação homem a homem com os dois defensores, mas não abra mão da cobertura dos laterais.

Ao se deparar com um time de três ou mais atacantes, deixe os dois zagueiros plantados na entrada da área, configurados na marcação por zona, e faça cobertura com os dois laterais, além de dois ou três meio-campistas. Se necessário, recue o jogador de meio-campo com as melhores características defensivas. Só não recue o time todo pois é preciso ter jogadores suficientes nos contra-ataques.

A revista Dicas & Truques para PlayStation custa R$ 6,90 e pode ser comprada nas bancas ou no site da Editora Europa.