UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

16/10/2006 - 10h47
Presidente da Factor 5 explica porque "Lair" será para PS3

do Finalboss

A revista americana EGM publicou um artigo onde Julian Eggebrecht, presidente do estúdio Factor 5, comenta a decisão de levar "Lair", mais novo game da empresa, para o PlayStation 3. ''Quando ouvi dizer do que estava acontecendo na Nintendo, eu me doí [sobre o Wii]. O áudio é relativamente medíocre. Ele é essencialmente um Gamecube 1.5, o que está bom por causa de tudo o que eles estão fazendo em relação ao controle com movimentos, o que é bem radical. Esta é precisamente a razão pela qual o Xbox 360 não me empolgou, porque não havia este salto, apesar de ter todo o resto''.

O chip Cell, processador de múltiplos núcleos presente no PS3, é usado para controlar a inteligência artificial e gerar todos os modelos poligonais do jogo, como terreno e personagens. ''Nossos mundos têm 32 quilômetros quadrados. Em comparação, nossas fases em "Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader" tinham 16 quilômetros e a cada 16 metros, tínhamos detalhes no mundo. Aqui, temos detalhes a cada dois metros. É um grande 'uau' em termos de quantos detalhes podemos colocar. E também é muito mais trabalho para nós''.

Outro fator motivante foi a presença da saída HDMI (unificando em um cabo os canais de áudio e vídeo em qualidade digital) permitirá que os jogadores rodem o game em resolução 1080p, e se o usuário tiver um receptor surround compatível, áudio 7.1 sem compressão. ''A partir de quando você ouvi-lo sem compressão pela primeira vez, não tem volta. Espero que gente o suficiente invista dinheiro em um receptor destes. Talvez estejamos fazendo isto para nós mesmos''.

O controle com sensor de inclinação foi algo que Eggebrecht sempre pleiteou, e ele não acreditava que fosse entrar na versão final do PS3. ''A Sony teve que pagar pelo drive de blu-ray e pelo Cell. Então eu fiquei absolutamente feliz quando vi que este recurso entrou no controle final. Sobre a função vibratória sair, eu nunca liguei para ela mesmo''.

''Se as pessoas estão achando que é irrelevante que não possam usar mais de 9 gigabytes, isto está absolutamente errado'', comentou Eggebrecht sobre o drive blu-ray. Segundo o executivo, as texturas em altíssima resolução são transferidas continuamente do disco de 25 gigas para mostrar os cenários - como castelos e fortalezas - soldados, criaturas e suas respectivas animações. Cada fase do jogo tem mais de 4 gigabytes de disco. ''Isto está bom caso você queira fazer um jogo de duas fases em outro sistema'', diz Eggebrecht.

Por fim, a possibilidade de funções online - com uma presença ínfima no GameCube - pesou na decisão. ''Para sua programação online, a Sony tem basicamente tudo que a Microsoft tem, e mais''. O game não terá modo multiplayer via internet, mas terá uma classificação dos melhores jogadores, um sistema similar às conquistas do Xbox 360 e outros recursos para a comunidade de jogadores. Conteúdo para download está previsto, e os pedidos dos fãs poderão virar realidade: ''se você quiser ter sua criação de dragões, vamos criá-los'', sugerindo a possibilidade de um minigame.