UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

23/06/2004 - 16h06
Site publica especificações do Xbox 2; documento parece autêntico, dizem especialistas

Da Redação

Um documento especificando diversos aspectos técnicos do sucessor do Xbox - o projeto Xenon - foi publicado no fórum do site Xbox-Scene. O site GamesIndustry.biz contactou diversos produtores de jogos para a plataforma para confirmar sua veracidade. "Eu não recebi esse documento específico da Microsoft", disse um deles, "mas nada aí foge do que eles nos disseram. Se isso for falso, o que eu duvido, é uma brincadeira tão próxima da verdade que dificilmente faria diferença".

Muitos detalhes sobre o console são esclarecidos no texto, supostamente de autoria de Pete Isensee, chefe de desenvolvimento do Grupo de Tecnologia Avançada do Xbox. De acordo com a introdução, o Xenon será lançado em 2005 e tem como objetivos acabar com os gargalos do aparelho anterior e focar suas forças em performance de processos ao invés de funções fixas. Especificações sujeitas a mudanças estão indicadas com um símbolo +.

O aparelho tem como coração um CPU PowerPC rodando a 3,5+GHz e uma GPU da ATI rodando a 500+MHz, assim como 256+MB de memória unificada. O aparelho roda uma versão modificada de Windows NT parecida com a do Xbox.

O CPU tem três subsistemas, cada uma capaz de gerar duas instruções por ciclo. Em situações ideais, 21 bilhões de instruções poderiam ser geradas por segundo. Entre suas funções especiais estão uma medida anti-hackeamento e pirataria feita especialmente pela IBM para esse chip.

Cada uma das unidades conta com dois cache L1 próprios, 32KB para instruções e 32KB para dados. Todos compartilham um cache L2 de 1MB que, curiosamente, pode ser acessado diretamente também pela GPU.

A GPU, também feita especificamente para o aparelho, conta com 48 unidades aritméticas lógicas que podem executar 64 fluxos independentes simultâneos em grupos de 64 vértices ou pixels. Estes podem ser divididos de maneira dinâmica entre as duas categorias dependendo da carga do trabalho. Cada unidade pode fazer uma operação vetorial ou escalar por ciclo, permitindo um total de 96 por ciclo. Texturas podem ser feitas em pararelo. Em situações ideais, a GPU é capaz de realizar 48 bilhões de operações de shader por segundo.

O documento afirma que o GPU é capaz de uma fill rate de pico de 4+ gigapixels/s (16 amostras com antialiasing 4x) e um pico de 500+ milhões de vértices/s: "O interessante disso é que todos esses valores não são apenas teóricos: eles são alcançáveis com shaders não-triviais". O buffer de imagem permitira ao aparelho desenhar uma tela de resolução 720p confortavelmente. Uma imagem mais pesada é possível com aceleração de hardware e outros processos. Ele suportará formatos até 1080i, como o Xbox atual, assim como saída VGA.

Novas ferramentas de compressão e processamento de áudio permitirão um grande salto nessa capacidade do console, explica a documentação. Tanto a mixagem para Surround quanto a clareza do som devem receber incrementos.

O novo aparelho terá a adição de portas USB para acessórios, assim como as tradicionais quatro portas de controles. Acessórios mencionados incluem equipamentos de armazenagem, câmeras e microfones.

Sobre o armazenamento de dados, o documento explora muitas possibilidades. Jogos terão acesso a uma variedade de opções como cartões de memória, bastões USB e drives de rede (no PC ou através do Xbox Live). O texto explica que a decisão de incluir um disco rígido no aparelho ainda não foi feita, mas que ele será opcional se não vier de fábrica. O videogame terá duas portas para cartão de memória, diretamente no console ao invés do controle.

O design industrial do Xenon já estaria encaminhado, garantindo que ele será menor que o Xbox - mas o visual do gabinete não foi definido. Sobre o controle, a empresa confirma a remoção dos botões Preto e Branco em função de dois novos botões de ombro L e R. Os demais botões e função de vibração, assim como a forma geral, permanecem idênticas.

Dois comentários finais se sobressaem: em primeiro lugar, que acessar o poder dessa CPU é algo assustador: mecanismos de jogo com fluxos independentes não são algo trivial. O software do sistema é desenhado para tomar toda a vantagem do seu poder, e o Grupo de Tecnologia Avançada está explorando técnicas para tirar trabalho gráfico da CPU. Em segundo lugar, ele responde a pergunta de retrocompatibilidade com o Xbox: ele ressalta que a arquitetura dos dois é muito diferente, mas que o Xenon tem poder suficiente para emular um Xbox. Infelizmente, uma série de fatores, que inclui extensivos testes, são requeridos para garantir a presença dessa função.

O documento vazado pode ser lido no fórum da Xbox-Scene (em inglês).