UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

06/06/2006 - 08h22
Atualização do sistema do Xbox 360 coloca Brasil no console; saiba o que mudou

da Redação

A Microsoft disponibilizou a primeira grande 'reforma' no sistema do Xbox 360, conhecido como "dashboard". Chamado de "Spring Xbox 360 Update", a atualização estava programada para acontecer no final de maio, mas começou somente na manhã desta terça-feira (6).

A lista de melhorias inclui 125 itens. A mais marcante delas talvez - pelo menos para os jogadores tupiniquins - é a inclusão do Brasil na configuração das regiões do Xbox 360, além de Chile, Índia, África do Sul, Polônia, Hungria, República Checa e Eslováquia, países que estão na mira da Microsoft para o lançamento oficial do videogame e da Xbox Live.

No entanto, o sistema não permite mudar o país de origem de um cadastro já feito ou mesmo criar um novo indicando o Brasil. A opção, por ora, influencia apenas nas configurações regionais do sistema e só pode ser acionada após o jogador criar uma conta nos países em que a Xbox Live está disponível oficialmente.

Caso o jogador indique a região Brasil antes do cadastro na Live, ao preencher os dados, o sistema indicará que o serviço não está disponível para esse país. Algo que deve ser mudado somente com a chegada oficial do Xbox 360, anunciada pela Microsft durante o evento E3, mas ainda sem data definida.

Mas a atualização vai além da adição de países. Os melhoramentos foram feitos basicamente em três seções: Live Marketplace, tocadores de mídia e funções de propósito geral. Segundo a Microsoft, as mudanças refletem as sugestões dos usuários.

O Marketplace, local em que estão os downloads, foi um das que sofreram mudança radical. Agora, os arquivos disponíveis estão mais organizados. Cada categoria possui uma seção que lista os downloads mais recentes. Há uma nova seção, chamada "mídia e entretenimento", que, por sua vez, está subdividida em itens como "trailers e filmes de curta-metragem" e "dicas de jogos e vídeos de ajuda".

Há também seções específicas para a Xbox Live Vision, a câmera do Xbox 360, que deverá ser lançada apenas em 19 de setembro, mas a Microsoft já quer acostumar os usuários com o acessório.

Um dos recursos mais notórios é o "download ativo", que permite baixar conteúdo e continuar a usar o sistema - no atual, o sistema "trava" até terminar o download. Além disso, na nova atualização, ao baixar um arquivo, o jogador pode optar em ter até mais cinco downloads na "fila de espera". Você pode até mesmo jogar durante o processo de baixar arquivo, que é interrompido enquanto estiver jogando pela Live.

Confira um vídeo exclusivo do "download ativo" do Xbox 360.

Os tocadores de mídia também ficaram mais funcionais. Agora, existem controles como avançar (até 16x de velocidade) e retroceder quando estiver reproduzindo um trailer, por exemplo. Já com os filmes em DVD, foi introduzido um sistema de memória, que marca o exato momento que o DVD foi interrompido, seja pelo desligamento do aparelho ou por que o usuário resolveu jogar um game. Mas esse "bookmark" funciona apenas para o último DVD de filme colocado no aparelho, porém, um disco de jogo não apaga essa marcação.

As músicas também são manuseadas com mais eficiência pelo aparelho. Agora, elas não param mesmo se o usuário sair da "dashboard" e passar para um jogo como "Geometry Wars", por exemplo. Esse recurso funciona tanto com CD ou músicas gravadas no aparelho ou em tocadores portáteis. O acesso ao banco de dados CDDB, que possui dados de milhões de CD lançados, também está muito mais rápido.

Outros ajustes incluem um sistema que muda o status do usuário para "inativo" quando o Xbox 360 ficar 15 minutos parado. Também há um melhor suporte para o teclado USB do aparelho. E, agora, o jogador poderá definir na tela de sistema se o console deve ativar o jogo ou a "dashboard" caso um DVD de jogo esteja dentro ao ligar o Xbox 360.

A tela de GamerCard, de perfil, também aceitará fotos dos usuários, que serão fotografadas pela câmera Xbox Live Vision, mas, nesse caso, somente os usuários da lista de amigo terão acesso a esse avatar especial.

A atualização acontece automaticamente ao se conectar o Xbox360 à internet e dura pouco mais de um minuto. A lista completa de novidades e correções está no site oficial do videogame.