UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Guitar Hero: Van Halen

15/01/2010

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Sucessos da banda no novo "Guita Hero"
Depois de "Guitar Hero: Aerosmith" e "Guitar Hero: Metallica", chegou a vez do Van Halen ganhar um game da franquia musical da Activision. "Guitar Hero: Van Halen", no entanto, não possui uma produção caprichada como os anteriores e se revela um exemplar inferior da franquia.

Isto tem motivo claro. O game, na verdade, funcionou como um item de marketing de "Guitar Hero 5", tanto que chegou a ser distribuído de graça para alguns consumidores que participaram de uma promoção de pré-venda nos EUA. Hoje é vendido como um lançamento qualquer, mas não tem conteúdo suficiente para justificar sua existência em disco.

O esquema é o mesmo de sempre, em que o jogador utiliza acessórios de plástico como guitarras, microfones e baterias para simular a ação da banda na frente da televisão, com a necessidade constante de acertar as notas coloridas que aparecem na tela. Mas, ao contrário do que se espera, o título não explora sua banda principal como deveria, o que torna o pacote bastante decepcionante.

História revista

"You Really Got Me", nível Expert
O Van Halen com certeza é uma lenda do rock, mas de uns anos pra cá sua estrela parece ter perdido o brilho. Claro que o Aerosmith e o Metallica não colocaram seus pontos baixos em seus games, afinal, não dá para encontrar brigas regadas a álcool e drogas nos modos de carreira, mas a impressão que temos é que os irmãos Alex e Eddie Van Halen tentam realizar uma lavagem cerebral. A dupla dona da banda parece tentar varrer para baixo do tapete a passagem dos vocalistas Sammy Hagar e Gary Cherone, assim como a participação do baixista Michael Anthony, e isto causa um buraco imenso no game.

Não é só a participação de tais integrantes que foi limada, mas também as canções em que Hagar e Cherone tiveram participação. "Guitar Hero: Van Halen" só apresenta as músicas com vocais do divertido David Lee Roth e ignora todas as outras. Assim, conte com hinos como "Runnin' With the Devil", "Panama", "Ain't Talking About Love", "Romeo Delight", "Eruption" e "Jump", mas não espere encontrar, por exemplo, "Humans Being", "I Can't Stop Loving You", "Dreams", "Why Can't This Be Love", "Without You" ou "Fire in the Hole".

Ainda que a fase de Cherone tenha sido breve e a de Hagar tenha sido marcada pelas baladas com forte uso de teclados, estamos falando de um game que se propõe - ou ao menos se espera - que lide com a história da banda. E o que temos no lugar do que está faltando? Uma batelada de faixas de grupos que pouco tem a ver com Van Halen, como Weezer, Fountains of Wayne e Yellowcard para preencher o vazio.

A Activision sequer teve trabalho para adicionar todas as funcionalidades da série e novidades de "Guitar Hero 5". "Guitar Hero: Van Halen" não permite compra de novas canções, o modo de carreira não conta a história da banda com fotos e vídeos extras, não há extras como o Party Mode, entre outras limitações. O game apenas oferece suporte ao GH Studio, que deixa que o jogador tente criar suas próprias composições, e a partidas online, entre seus poucos destaques.

CONSIDERAÇÕES

Comparado a "Guitar Hero: Aerosmith" e "Guitar Hero: Metallica", este "Guitar Hero: Van Halen" não passa de um rascunho. Além de não oferecer todas as funcionalidades de outros games da grife, o modo de carreira não acompanha a história da banda de forma substancial. Como agravante, o jogo aproveita apenas os sucesso da primeira fase do conjunto e preenche os espaços vazios com canções de outros grupos e músicos que pouco ou nada tem a ver com o Van Halen, como Weezer, Yellowcard e Lenny Kravitz. Assim, seria melhor a Activision ter apostado em um grande pacote temático vendido por download para os principais jogos da série "Guitar Hero".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Guitar Hero: Van Halen (Wii)

    imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Neversoft
    Lançamento: 22/12/2009
    Distribuidora: Activision
    Suporte: 1-4 jogadores, multiplayer online
    Outras plataformas: PS3 X360 PS2
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host