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Donkey Kong: Jungle Beat

12/05/2009

CLAUDIO PRANDONI
Colaboração para o UOL
Gorila ganha remake no Wii
Há cerca de quatro anos a Nintendo começou a pregar com força o discurso de que jogos eletrônicos precisam ser simples e intuitivos, a fim de atrair um público cada vez maior e que nunca tenha jogado antes.

Como ainda faltava mais de um ano para o Wii chegar ao mercado, a produtora japonesa fazia valer a conversa por meio de algumas criativas iniciativas no GameCube, sendo uma das mais impressionantes o game de aventura "Donkey Kong: Jungle Beat".

Ainda que pudesse ser jogado com o controle tradicional do GC, o grande atrativo de "Jungle Beat" era poder utilizar os controles-bongô de "Donkey Konga" para controlar o herói símio de gravata pela tela. Além de batucar, era necessário também bater palmas para interagir.

A aventura agora retorna ao Nintendo Wii, mas com drásticas mudanças que mudam bastante a experiência de jogo, mas também provam como a mecânica do título é divertida e empolgante.

Macaco sem bongô

À época, "Jungle Beat" foi o primeiro game concebido pelo estúdio da Nintendo em Tokyo, que em 2006 lançou "Super Mario Galaxy. Apresentado como uma tradicional aventura de movimentação 2D por plataformas, "Jungle Beat" consiste basicamente em atravessar as fases coletando bananas. Contudo, caso realize isso sem cair de volta ao chão e em ritmo constante, as bananas rendem mais pontos.

Comercial japonês
Isso confere um aspecto de fliperama que o título original já tinha: a busca pelo placares mais altos. Cada um dos mais de dez reinos é composto por três fases, sendo a última destinada a um chefe.

A mudança mais brusca deste remake está nos controles: não é possível mais usar os bongôs e apenas a configuração Wii Remote + Nunchuk é compatível. Em vez de batucar no bongô da esquerda ou direita para mover o macacão Dokeny Kong basta mover a alavanca analógica, o pulo é acionado com o botão A e não mais uma dupla batucada e as palmadas do gorila são desferidas balançando um dos controles - e não batendo palmas de verdade, como no jogo de GameCube.

A nova configuração faz a mecânica de jogo brilhar mais, evidenciando a criatividade do sistema de combos com as bananas e o design de fases empolgante - que por vezes inclui até elementos de corrida.

Todavia, perde-se muito da diversão e experiência inusitada. Os combates com chefes, por exemplo, que exigem muitos socos do gorilão, perdem muito da intensidade já que agora apenas se balança freneticamente o controle em vez de batucar intensamente nos bongôs. Tipo de problema que teria sido contornado tranquilamente caso tivessem oferecido suporte aos controles de "Donkey Konga" - vale lembrar que o Wii possui entradas para acessórios de GameCube.

Em compensação, perfumarias atenuam a falha. Suporte a resolução 480p e formato de tela widescreen já são itens de série da linha "New Play Control!", mas "Jungle Beat" especialmente sofre uma sutil maquiagem, ganhando cores mais vibrantes e texturas melhores em algumas partes - sem contar algumas sutis reformas nas próprias fases, visando a adaptar melhor o game aos novos controles. Melhor ainda, o jogo já era um dos mais bonitos no GC, apresentando personagens e cenários detalhados (e um dos efeitos de pelugem mais realistas e impressionantes já feitos nos consoles de geração passada).

Dois minutos de demonstração japonesa
Na parte sonora, nada que foge demais dos padrões da série, o que é excelente: trilhas animadas, pendendo para ritmos tropicais e muitas alusões às faixas de títulos da série "Donkey Kong Country".

Entretanto, mesmo com tudo isso, pesa a principal falha que "Jungle Beat" já apresentava na primeira vez em que apareceu: a curta duração. Tão genial quanto breve, a aventura principal se encerra em pouco menos de três horas por conta dos estágios curtos. Extras estão presentes na forma de fases também curtinhas, mas ao menos exigem dedicação e domínio do sistema de combos já que são difíceis de serem abertas. Por fim, a ausência de modos de partida para vários jogadores só contribui para esse prazer tão efêmero.

CONSIDERAÇÕES

Mesmo com o peso da idade, "Donkey Kong: Jungle Beat" consegue se afirmar como um dos melhores jogos de aventura para os consoles atuais, muito por conta do design criativo, belo visual e mecânica inteligente. Ainda assim, a ausência de suporte aos controles-bongô é uma grande falha, que não é compensada nem pelas pequenas melhorias visuais. Continua pesando também a curta duração da aventura, mas quem procura experiências criativas no Wii e não teve chance de jogar "Jungle Beat" no GameCube terá aqui um prato cheio de diversão.

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    Donkey Kong Jungle Beat (Wii)

    115 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 04/05/2009
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: Cartão de memória
    Outras plataformas: GC
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

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