UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Klonoa

05/05/2009

CLAUDIO PRANDONI
Colaboração para o UOL
Plataformas traiçoeiras
O início de vida dos videogames de 32-bits - no caso o Saturno (da Sega) e o primeiro PlayStation (da Sony) - foi pontuado por jogos de aventura com progressão lateral, o chamado 2D, estilo de game muito popular nas gerações de consoles anteriores.

Eventualmente os gráficos e controles 3D dominariam o mercado, deixando jogos deste tipo meio de lado, mas não sem antes algumas obras marcantes virem à tona. Uma delas é "Klonoa: Door to Phantomile", um belo, divertido e simpático jogo da Namco que agora renasce com alguns poucos extras e muita nostalgia no Wii.

Encantadora simplicidade

A aventura é das mais simplórias e clichê: Klonoa é um rapaz com aparência de animal que um dia misteriosamente encontra um artefato de grande poder. Obviamente, um vilão malvado está atrás do tal item e cabe a Klonoa derrotar o bandido, que ainda por cima está capturando e aprisionando conterrâneos do herói.

Em ação a jornada também se desenrola de maneira bem tradicional, bastando andar para o lado, coletar diversos itens diferentes e derrotar os inimigos. Felizmente, tanta simplicidade também é diversão, visto que Klonoa acaba passando um charme cativante e um ambientação agradável de explorar. O método para detonar inimigos é singelo, mas criativo. Klonoa pode agarrar e arremessar os monstrinhos (pode inclusive utilizar a habilidade para acertar botões com as criaturas) ou então usá-los como trampolim para chegar em lugares mais altos.

Comercial japonês
O design das fases não inova ou ousa demais, mas usa de maneira inteligente o fato de ser um jogo 2D com gráficos tridimensionais. Elementos passam voando pelo cenário, aparecem em planos diferentes e o próprio caminho linear faz curvas e voltas pela fase. Obviamente, basta segurar para o lado a fim de avançar, mas o efeito de imersão cativa e impressiona. Por vezes parece que se trata de um cenário de brinquedos coloridos em movimento.

O visual não abusa do poder de processamento do Wii, mas consegue lugar entre os títulos mais bonitos do aparelho justamente por causa da direção de arte. Colorido e cheio de vida, "Klonoa" é um game agradável de se acompanhar. Esta releitura ainda ganhou vozes dubladas nos diálogos, o que só reforça o jeito de desenho animado da aventura.

Divertido e fácil de jogar, "Klonoa" peca grandemente por ser curto. Quando menos se espera o jogo chega ao final e infelizmente oferece poucos atrativos para encarar novamente. Os prêmios são roupas novas e fases espelhadas (os mesmos níveis, só que ao contrário). Itens simpáticos, mas que pouco acrescentam ou expandem à experiência de jogo normal.

CONSIDERAÇÕES

Simples, porém extremamente divertido e bonito, "Klonoa" consegue cativar mesmo apresentando uma aventura com 12 anos de idade. Os controles podem parecer ultrapassados para alguns, mas fato é que a simplicidade torna a experiência agradável e fácil de lidar - às vezes fácil demais. Pena ser uma jornada tão curtinha e com poucos bônus. Quem sabe um eventual sucesso de crítica e vendas não propicie também um remake do segundo game do herói.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Klonoa: Door to Phantomile (Wii)

    132 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Namco Bandai
    Lançamento: 05/2009
    Distribuidora: Namco Bandai
    Suporte: Cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host