Topo

Lost in Shadow

DOUGLAS VIEIRA

Colaboração para o UOL

26/12/2011 08h00

A Hudson Soft acertou a mão em “Lost in Shadow”. Brincando com luz e sombra, o jogador vai encontrar desafios interessantes enquanto luta para avançar pelas sombras de uma grande torre. Tudo seria mais divertido se o personagem não fosse um pouco travado, e em alguns momentos isso vai ser um problema.

Introdução

A sua jornada em “Lost in Shadow” começa em uma torre, onde uma criatura acerta um garoto com um golpe de espada e separa sua sombra de seu corpo, dando início a uma aventura na qual a escuridão será a sua principal aliada.

Aqueles que se arriscarem por aqui vão perceber que a história avança de forma lenta, e é possível saber o que está acontecendo de duas formas: coletando memórias, que aumentam a energia do personagem e dão pistas do enredo, e ao atingir determinados andares da torre, quando a ação dá uma pausa e é substituída por uma pequena cena.

Pontos Positivos

Estrutura dos cenários

Os cenários de “Lost in Shadow” são bonitos, e até mesmo os mais simples apresentam algum detalhe que vai chamar a sua atenção. Entretanto, o destaque vai para a criatividade da Hudson Soft na composição de cada um deles.

Basicamente o seu objetivo em cada uma das fases do jogo é coletar três itens para liberar a passagem para a próxima área, mas nem todos estão em regiões facilmente acessíveis: em alguns casos eles estão presos em lugares nos quais é preciso mover um dispositivo que libera um lançador de flechas para acertar o dispositivo que abre a passagem - e esse é apenas um dos exemplos.

Até mesmo aquilo que em teoria jogaria contra você, como serras, pode ser uma mão na roda em algumas situações, em especial contra inimigos que não são atingidos com golpes normais de espada (a única forma de atacar diretamente o oponente, e derrotá-los rende experiência para aumentar a força do protagonista). Tudo que está no cenário também funciona contra os adversários, e os mais espertos vão perceber que o lema na maioria dos casos é “use o cérebro, poupe a força”.

Luz e sombra

“Lost in Shadow” é um jogo que brinca com efeitos de luz e sombra, que são úteis para liberar o seu caminho nos estágios. Para avançar, muitas vezes é preciso mexer com a luz para a esquerda e para a direita ou para cima e para baixo, movendo as sombras para criar novas passagens - afinal, na maior parte do tempo é preciso andar pelas áreas escuras. Há até uma borboleta que segue o protagonista e pode alterar a posição de objetos para criar novas áreas seguras para o personagem.

O game também apresenta áreas chamadas Shadow Corridors, onde a sombra predomina e o jogador deve mover o cenário para a esquerda ou para a direita na tentativa de criar uma nova passagem. Apesar de pouco inspiradas no que diz respeito à movimentação – afinal, só há duas direções para arriscar, dando uma margem de 50% de acerto –, muitas vezes é preciso prestar atenção no que está nos arredores, pois certas armadilhas só saem do seu caminho se você mexer as sombras no tempo certo.

Pontos Negativos

Personagem travado

Tudo bem, “Lost in Shadow” apresenta cenários variados e desafios interessantes, mas em alguns momentos o jogador vai perceber que o personagem não ajuda por conta da movimentação um pouco lenta. Isso se torna uma tormenta especialmente quando você tenta pular para o outro lado ao mesmo tempo em que sobe escadas, e percebe que precisa parar de pressionar o direcional para cima antes de colocar para o lado - do contrário o protagonista cai.

Nota: 7 (Bom)