PokéPark Wii 2RETRAIR FICHA

PokéPark Wii 2

Monstros de bolso se reúnem para mais uma rodada de exploração e diversão em minigames.

  1. Desenvolvedora: Nintendo
  2. Lançamento: 2011
  3. Distribuidora: Nintendo
  4. Suporte: 1-4 jogadores
  5. Gênero: Party
6 Razoável
01/06/2012

Análise: PokéPark Wii 2

Felipe Carettoni
do Gamehall

Considerações

Não se engane pela nota: “PokéPark 2: Wonders Beyond” é grande, bonito e divertido, mas apenas ao público infantil e aos mais fanáticos. Correr de um lado a outro do parque com os mesmos tipos de objetivos certamente é repetitivo, mas não apaga o ótimo trabalho do estúdio The Pokémon Company em transformar o mundo dos monstrinhos de bolso em um ambiente tridimensional e repleto com as mais de 600 criaturas da série. 

Introdução

Quem assistiu ao primeiro filme de Pokémon, chamado de “Mewtwo contra-ataca”, certamente deve se lembrar do pequeno curta-metragem “As férias de Pikachu”, que antecedia o longa. Neste último, Pikachu e outros monstrinhos se aventuraram por um gigante parque de diversões feito exclusivamente para eles, onde fizeram amigos, rivais e disputaram diversos tipos de competições.

“PokéPark 2: Wonders Beyond”, assim como o seu antecessor, explora exatamente a mesma temática do curta anterior, com Pikachu no plano principal, centenas de outros monstrinhos e muitas atrações diferentes. O jogador é simplesmente transportado para um mundo em que conversar na língua dos Pokémon é fácil e o objetivo central envolve fazer amizades e disputar uma série de minigames.

Pontos Positivos

  • Senso de direção
  • Diferente de “Pikachu’s Adventure”, “Wonders Beyond” já tem início com um mistério envolvendo, como na linha principal dos últimos jogos para DS, os guardiões Reshiram e Zekrom. Essa misteriosa história desempenha papel importante por dar um senso de direção e identidade mais concretos. O jogador sabe para onde deve ir e porque, algo que não ficou muito claro na versão anterior, também para Wii. A partir do momento em que é criado um objetivo, “PokéPark 2” fica mais divertido justamente por instigar Pikachu, o personagem central, a fazer amizades com vários outros monstrinhos.

    Com a vida de um precioso amigo em risco, o rato elétrico precisa se aventurar pelo parque, participando de provas constantes para se tornar amigo de uma infinidade de monstrinhos. Um ponto interessante é a evolução de algumas habilidades, que podem ser treinadas e otimizadas, cada uma por um preço alto, é claro. Esses mesmos ataques podem ser aplicados em divertidas batalhas, nas quis também se aplica a tradicional tabela de fraquezas e resistências. De nada adianta dar um choque em um Pokémon terrestre, mas tente jogar água contra o mesmo.

  • Cenário gigante
  • Um desafio cada vez mais constante para o The Pokémon Company é conseguir unir os mais de 600 monstrinhos de bolso em um único jogo. Em “Wonders Beyond” o estúdio teve sucesso, apresentando um parque gigantesco, com áreas completamente diferentes para cada tipo de Pokémon existente. Há campos, oceanos, lagos, cidades grandes, mundos paralelos e muitos outros ambientes para explorar e fazer amizades.

    E não é apenas Pikachu que pode ser controlado, já que a cada grande amizade criada é possível controlar outros tipos de monstrinhos, como o aquático Oshawott que possui a habilidade de nadar, e o simpático e poderoso Tepig, de fogo. Vale mencionar aqui o ótimo trabalho do estúdio de transformar todos os Pokémon do 2D para o 3D, mantendo as devidas proporções de tamanho e adicionando vozes para cada um.

Pontos Negativos

  • Repetitivo
  • São várias as modalidades de minigames em “Wonders Beyond”, mas dada a enorme quantidade de monstrinhos no jogo, essas mesmas atividades tornam-se repetitivas. Muitas vezes basta brincar de pega-pega com outro Pokémon, o que não dura mais de um minuto, para criar laços de amizade com o mesmo. Outras criaturinhas também precisam que Pikachu constantemente procure por um item perdido no mapa, seja uma bola de vôlei ou outros artefatos específicos, porém fáceis de encontrar.

    O jogador corre de um lado a outro do parque seguindo pistas fornecidas por esses novos amigos e são raras as vezes em que é preciso fazer algo a mais. Derrote um chefe ali, pegue um item para aquele outro, ganhe no pega-pega e repita tudo outra vez.

  • Público limitado
  • “PokéPark 2” é voltado inteiramente para o público infantil, ou aos mais fanáticos pela série da Nintendo. Seus desafios simples e a temática de construir amizades conversando e brincando é a prova disso. Apesar do enredo envolver um mistério entre lendários que também comandam os jogos “Black” e “White”, aqui os objetivos são muito mais amigáveis e perfeitos para crianças.

  • http://jogos.uol.com.br/wii/analises/pokepark-wii-2.htm
  • Leia a análise de 'PokéPark Wii 2'
  • 21/12/2014
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