Topo

Skylanders: Giants

André Forte

do Gamehall

15/01/2013 08h00

"Skylanders Giants" é uma sequência mais bem acabada e com ideias melhor executadas do que seu antecessor.
A entrada dos gigantes deu nova dinâmica ao jogo, já que eles podem quebrar muita coisa do cenário, evitando o constante vai e vem dos personagens menores em busca de itens como bombas ou ter de arrastar plataformas seguidas vezes para alcançar algum ponto do cenário.

É uma pena que boa parte dos Skylanders da série 2 sejam 'requentados' do primeiro jogo e não ofereçam muitos atrativos extras para os jogadores investirem novamente nos mesmos bonecos já comprados para "Spyro's Adventure".

Além disso, a decisão da Activision em bloquear os desafios heroicos desse novo jogo para os bonequinhos antigos faz com que a maioria dos brinquedos já comprados não se tornem tão úteis quanto poderiam. É um bom jogo, que evolui as características da franquia, mas poderia ser menos restritivo para quem coleciona os bonecos desde o game anterior.

Introdução

 

"Skylanders Giants" é a continuação direta de "Skylanders: Spyro's Adventure", um jogo que fez muito sucesso por conta da sua mecânica singular, que envolvia a coleção de bonequinhos que poderiam ser transportados ao jogo por meio de um portal ligado via USB.

A fórmula aqui é quase a mesma, salvo algumas novidades. Chamada de Série 2, a nova coleção de bonecos traz a maioria dos heróis já conhecidos no “Skylanders” original em poses novas e com um desafio heroico exclusivo para o novo game, além, claro, de novas habilidades.  Some a isso a entrada dos Giants, uma espécie de Skylander gigante que pode quebrar (quase) tudo e todos que cruzam o seu caminho.

Pontos Positivos

Novos bonequinhos

A nova série de bonecos de "Skylanders", chamada de "Series 2" conta, em sua maioria, dos mesmos bonequinhos da temporada passada, como o dragãozinho Spyro, mas em poses diferentes para aumentar o fator colecionável da coisa.

No jogo, eles também contam com novas habilidades e podem subir de níveis, além, claro, de vira e mexe o game brindar o jogador com propagandas que servem para apresentar os brinquedos ainda não comprados e aumentar a vontade da criançada - e porque não, dos marmanjos - de colecionar mais e mais itens.

A melhor parte são os gigantes que dão nome ao jogo. Se em "Spyro’s Adenture" era cansativo ter de voltar seguidas vezes para pegar itens e poder progredir em certos trechos fechados, boa parte desse trabalho pode ser resolvido pelos gigantes na 'porrada'. Está com dificuldades para ultrapassar? Não se acanhe, coloque o gigante no portal e quebre tudo! 

Dublado em português

Boa parte do público de "Skylanders Giants" são as crianças, então, nada melhor do que ter o jogo totalmente localizado para o português.

Além de um belo trabalho de tradução, com legendas e menus em português, até as vozes ganharam dublagem 100% nacional, com um bom trabalho de atuação e sincronismo das bocas dos bichinhos no jogo rolando e também nas cenas de corte. A localização de "Skylanders Giants" não reserva nenhuma surpresa desagradável ou grande gafe, muito pelo contrário, chama a atenção pelo bom uso das gírias e termos 'descolados' para quebrar o gelo nas cenas mais bem-humoradas.

Conteúdo de sobra

Há dezenas de bonequinhos colocados separadamente à venda - no total são 48, entre personagens tradicionais e gigantes -, todos com habilidades exclusivas e diferentes usos na mecânica do jogo.

Além disso, no próprio game é possível comprar itens especiais nas lojinhas, como os chapéus - que aumentam níveis da habilidade deles -, ou diferentes melhorias para cada um. Por exemplo, o gigante Tree Rex pode comprar golpes de tiro ou ampliar o poder de suas pancadas, enquanto Cynder pode aumentar a velocidade de seu voo ou ganhar um aliado assombrado para acompanhá-la.

Cada boneco ativa também um desafio heroico, que é uma fase, com um objetivo especifico e mais difícil que o resto do jogo. Se completar a missão, o jogador ganha um upgrade de status, que pode ser de vitalidade, sorte e 'Elemental Power'.

Para os colecionadores dos bonequinhos há incentivos para jogar novamente com cada brinquedo novo, principalmente porque os níveis e todas as melhorias são gravados no próprio boneco e podem ser recuperados sempre que o jogador levá-lo para a casa de um colega, não importando se o console é o PS3, Wii ou Xbox 360.

Pontos Negativos

Gráficos sem muito brilho

Não importa muito se "Skylanders Giants" rodar no Wii ou no Xbox 360: o visual será muito semelhante. O jogo não brilha no quesito gráfico.

Os cenários são simplórios e não oferecem nada muito detalhado. Os céus apresentam nuvens girando sem parar em camadas, como se fossem de papel. As texturas em baixa resolução do solo, rochedos e até do barco gigante que o acompanha por toda a jornada também não se esforçam em agradar aos olhos. Por fim, os Giants deixam pegadas no solo, mas o efeito visual é sempre o mesmo, não importando se o pé do gigante tocou na água, no barro ou na madeira.

Colecionar o que você já tem

Apesar de "Giants" 'requentar' a maioria dos bonecos e oferecê-los em posições diferentes e com um golpe novo, o jogo permite que você use os seus bonecos da primeira série, mas a diversão não é completa. Os bonecos antigos não ativam os 'Heroic Challenges' de “Giants”, ou seja, a Activision te obriga a comprar os bonecos da serie 2 que você já tem na 1.

Quem optar por comprar o Starter Pack do 3DS (que é um jogo diferente do lançado nos consoles) também ganhará os mesmos três bonecos oferecidos no Pacote completo oferecido para os videogames domésticos, lembrando que o portal do PS3, Wii ou Xbox 360 não é compatível com o do portátil.

Um aviso importante para quem pensa em jogar "Skylanders: Spyro's Adventures" com os bonecos da 'Series 2': apesar de funcionarem, nenhuma de suas habilidades novas poderão ser usadas. O mesmo vale para os gigantes, que sequer são carregados no portal do game original.

Nota: 7 (Bom)