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Star Wars: The Force Unleashed 2

28/01/2011

DOUGLAS VIEIRA
Colaboração para o UOL (com texto de Claudio Prandoni)
Em 2008 a LucasArts colocou no mercado o aguardado e competente "Star Wars: The Force Unleashed", um dos primeiros títulos da popular franquia de ficção científica concebidos para os videogames da atual geração.

Com enredo elaborado, que ligava as duas trilogias de filmes de forma inteligente, e uma ambiciosa mecânica, mesclando diversos motores de física e dando ao jogador diversos poderes especiais, o game foi sucesso absoluto, vendendo mais de sete milhões de unidades no mundo todo.
Apesar do grande êxito comercial, o roteiro do título não parecia dar espaço para uma continuação, mas mesmo assim a LucasArts aproveitou uma brecha na história para trazer de volta o herói Starkiller, cavaleiro Jedi e antigo pupilo do vilão Darth Vader.

O retorno dos clones

A história começa em Kamino, planeta que na franquia é conhecido por abrigar fábricas de clones. Darth Vader treina um suposto clone de Starkiller, seu antigo pupilo, mas o guerreiro decide fugir, dando início à jornada.

Veja as versões de "Force Unleashed 2"
O roteiro é curto e dispensa toda a criatividade do game anterior, apelando para situações e personagens já comuns à saga. Por exemplo, Starkiller passa por uma arena (como acontece no Episódio II) e visita os pântanos de Dagobah (a exemplo de Luke Skywalker no Episódio V).
Pena que tudo é usado como mera citação, referência direta mesmo, como se tentasse prender o jogador pela nostalgia dos filmes e nada mais. Aliás, vale o mesmo para as aparições de personagens como o caçador de recompensas Boba Fett, utilizados de forma superficial e de pouca importância na trama.

Os controles, por outro lado, funcionam de forma convincente, e o jogador pode usar o Nunckuck e o Wii Remote combinados com alguns botões para ativar movimentos especiais de Starkiller, como disparar raios e mover plataformas.

Os combates recompensam o jogador com experiência, útil para dar mais eficiência às técnicas do protagonista. Conforme acerta os oponentes, uma segunda barra também é preenchida, e ela serve tanto como multiplicador de pontos quanto para utilizar o movimento especial do personagem.

No que diz respeito à exploração, é possível vasculhar os cenários em busca de cubos que rendem experiência e extras, ou mesmo componentes para melhorar atributos específicos do sabre de luz - não que isso amplie exponencialmente a qualidade do jogo, mas confere um pouco mais de diversão aos que gostam de completar o game sem deixar nada para trás.
No Wii, o game ainda conta com uma modalidade multiplayer que lembra "Super Smash Bros.", série de luta da Nintendo, e oferece tempo extra de jogo para os fãs do universo criado por George Lucas.

CONSIDERAÇÕES

Deixando de lado o esmagamento de botões de games do gênero, "Star Wars: The Force Unleashed 2" para Wii recorre aos sensores de movimento dos controles para melhorar a experiência oferecida pelo game. A adição da modalidade multiplayer que lembra "Super Smash Bros." é benvinda, e amplia o tempo de jogo.

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    GALERIA

    Star Wars: The Force Unleashed 2 (Wii)

    29 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: LucasArts
    Lançamento: 26/10/2010
    Distribuidora: LucasArts
    Suporte: Cartão de memória
    Configuração mínima: Windows XP/Vista
    Outras plataformas: DS PC PS3 X360
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

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