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Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars

08/02/2010

CLAUDIO PRANDONI
Da Redação
Trailer da Jump Festa 2010
No final de 2008 o Wii recebeu com exclusividade no Japão o jogo de luta "Tatsunoko vs. Capcom: Cross Generation of Heroes", nova investida da Capcom na popular série "vs." que fez sucesso nos anos 90 pela mistura de personagens da Capcom e da editora Marvel.

Desta vez os heróis da produtora de games encararam figuras da Tatsunoko, notória produtora nipônica de desenhos animados dona de franquias famosas, como "Speed Racer", "Gatchaman" e "Neon Genesis Evangelion". Além disso, o título atualizaou o formato da série, trazendo gráficos tridimensionais com filtro cel shading (que aproximam o estilo ao gráfico de desenhos animados) e uma mecânica simplificada, com menos botões.

O título recebeu críticas muito positivas do público e imprensa oriental, mas a princípio ficarria restrito ao mercado de lá por conta das dificuldades de licenciamento dos personagens da Tatsunoko aqui no ocidente.

Ainda assim, a Capcom provou mais uma vez que é uma das desenvolvedoras de games mais produtivas e empenhadas e trouxe "Tatsunoko vs. Capcom" para este lado do planeta, agora com o subtítulo "Ultimate All-Stars". Não apenas isso, uma série de novidades marcantes foram implementadas, como personagens inéditos, ajustes nos controles e a opção de partidas online.

Fórmula renovada

Golpes especiais exagerados
A estrutura básica permanece a mesma estabelecida por "X-Men vs. Street Fighter", de 1996: duplas de lutadores se enfrentam em combates de golpes e movimentos exagerados, como pulos gigantescos, combos aéreos e magias que ocupam a tela inteira, causando dezenas de acertos no oponente. Durante a partida é possível trocar de personagem a qualquer momento e até realizar golpes especias em dupla.

"Tatsunoko vs. Capcom" inaugura duas novas técnicas que ajudam a equilibrar lutas e adicionam certa dose de estratégia. Um deles é o Mega Crash, que consome dois níveis da barra de especial e um pequeno pedaço de energia, mas permite quebrar qualquer combo realizado pelo oponente - mesmo em golpes especiais.

O outro é o Baroque, que sacrifica a parte vermelha da energia de seu lutador (parcela de saúde perdida, mas que se recupera quando se troca de lugar com o parceiro) em troca de força extra por um pequeno período de tempo, o que ajuda a deixar combos potentes ainda mais fortes.

Fáceis de usar e difíceis de dominar, o Baroque e o Mega Crash trazem uma camada extra de profundidade e deixam partidas imprevísiveis e empolgantes, revitalizando o esquema utilizado há anos por outros jogos.

O desafio de Chun-Li
A variedade de personagens é grande e eclética, privilegiando tanto figuras famosas (como Ryu e Chun-Li) quanto personagens não tão clássicos (a exemplo de Mega Man Volnutt, da vertente "Legends" da franquia). Os heróis da Tatsunoko são em grande parte desconhecidos deste lado do planeta, mas não deixam de ser interessantes. De fato, muitos até remetem vagamente a personages dos "vs." anteriores - Tekkaman lembra Capitão América e Casshan tem traços de Captain Commando.

Adicionalmente, "Ultimate All-Stars" traz ajustes que equilibram ainda mais os embates, anulando combos infinitos e outros deslizes presentes na edição japonesa. Na prática esta acaba sendo uma versão "Champion Edition" ou "2nd Impact", em comparação ao que a própria Capcom fez com "Street Fighter", pois traz ajustes e novos lutadores.

Calcanhar de Aquiles

Mesmo entre tantas novidades bacanas, o jogo acaba tropeçando no modo online. Mais por carência de apoio da Nintendo do que falta de competência da Capcom, é verdade.

Trailer da TGS 2009
É possível disputar partidas amistosas ou valendo pontos para o ranking mundial, aparecendo também uma lista para cadastrar amigos. Contudo, como tanto acontece nos jogos online do Wii, o sistema é pouco prático e desengonçado. Para piorar, o lag (atraso de resposta dos comandos e visual) assola boa parte das lutas - ainda que a ocorrência seja menor do que em outros games online.

No final das contas, vale mais a pena focar nas disputas locais, que privilegiam todas as formas de controles possíveis no Wii, desde o Wii Remote sozinho (que ocasiona um sistema bem simplificado de jogo) até o controle do GameCube, Classic Controller e até joysticks ao estilo fliperama.

Felizmente o disco ainda vem com toneladas de conteúdo extra, como personagens secretos, ilustrações e cores novas para lutadores. Para completar, o visual faz bonito, apresentando alta velocidade e personagens coloridos e bem animados, ainda que simples na modelagem.

CONSIDERAÇÕES

"Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars" revitaliza a fórmula de mais de dez anos criada pela Capcom, apresentando ainda o variado elenco da produtora Tatsunoko, resgatando e dando chance a heróis da Capcom e ainda presenteando o Wii com um jogo de luta complexo e divertido, no mesmo patamar de "Street Fighter IV" e outros mais recentes. O modo online peca, mas não tira o brilho desta excelente produção recheada de conteúdo extra.

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    GALERIA

    Tatsunoko vs. Capcom (Wii)

    154 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Capcom
    Lançamento: 26/01/2010
    Distribuidora: Capcom
    Suporte: Cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

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