UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

Ultimate Band

20/01/2009

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
Baixo em destaque
"Guitar Hero" e "Rock Band" são os principais representantes do filão chamado jogos musicais e alcançaram essa fama por fazerem os jogadores se sentirem um astro de rock, mesmo empunhando guitarras de plástico e baterias simplificadas. Como acontece em um gênero em voga, mais concorrentes vieram para conquistar uma fatia do bolo, e a Disney apareceu com sua fórmula voltada para a família. De certa forma, isso significou seguir um caminho diferente aos cânones do gênero, orientando o game para um público mais jovem e sem precisar usar controles especiais, que acabem encarecendo o produto.

Essa é a proposta de "Ultimate Band", que promete uma experiência de banda apenas com os controles padrões do Wii. Mas, apesar de trazer variedade na mecânica de jogo, por conta da falta de precisão, o resultado está longe do alcançado pelas séries "Guitar Hero" e "Rock Band". A fórmula é a mesma dessas séries famosas, cujo intuito é usar os controles para simular um instrumento musical.

Wii Remote multifunção

Em "Ultimate Band", o jogador pode assumir quatro papéis: guitarra, baixo, bateria e "frontman". Esse último fica no lugar do vocalista dos outros games, mas, em vez de cantar, está mais para um animador de platéia. A troca não dá certo, e controlar suas ações parece tão fora de propósito quanto sua coreografia no palco - são socos no ar, palmas e giros de braço. Afinal, isso é para ser uma banda de rock, e não o High School Musical, que tem um jogo próprio. O baixista é outro que não funciona direito: é que os controlem dependem da inclinação do Nunchuk, cuja resposta é lenta e tocar as partes mais rápidas é quase impraticável.

Por outro lado, os outros instrumentos tiveram seus controles bem concebidos. No comando das baquetas, o movimento se parece com de uma bateria de verdade, embora ter que arremessar os controles para os lados para tocar os pratos seja pouco natural. Mas é um dos poucos instrumentos nesse game que dá algum prazer em tocar. Já a guitarra fica melhor no nível de dificuldade mais alto, pois usa-se mais combinações dos botões C e Z. O problema é que, pelas regras do game, não se pode ficar tocando apenas a guitarra ou a bateria; uma hora é preciso assumir também o baixo ou o frontman.

Em todas as funções que o jogador pode assumir o nível de dificuldade tende a ser baixo, pois o título é generoso no que se refere ao ritmo: ou seja, não se exige tanta precisão de tempo. O que vale mesmo é fazer o movimento certo. Essa estratégia parece ter sido empregada não apenas pelo fato de o título ser voltado para um público infanto-juvenil mas também pela pouca precisão dos sensores do Wii.

Para a garotada

Bis
A inclinação para esse público mais novo também pode ser vista pela trilha sonora. Nas pouco mais de 30 canções do game, observa-se uma tendência ao pop-rock, casos de Paramore, Fall Out Boys e B-52's, ainda que haja algumas bandas que escapem um pouco desse perfil, como Pixies e The Who. Todas as canções são "covers" e sempre contam com duas versões: uma com voz masculina e outra feminina (depende do líder da banda ser homem ou mulher). A mudança de voz faz sentido, mas o problema é que nem todas as canções ficaram boas em ambas as versões: ouvir "Complicated" de Avril Lavigne sendo interpretado por um homem é no mínimo estranho.

A qualidade sonora do game é boa, o que é imprescindível para o um game musical. Os gráficos também são competentes, e os personagens possuem um visual que deve agradar aos jogadores mais novos. Além disso, é possível mudar as características dos "bonecos", mudando-lhes cabelos, olhos e roupas, entre outros.

CONSIDERAÇÕES

"Ultimate Band" certamente não é substituto para "Guitar Hero" ou "Rock Band", mas pode ser considerado uma experiência possível usando apenas os controles de fábrica do Wii (a guitarra e a bateria são notadamente as que mais divertem pela relativa aproximação com os instrumentos reais). Pelas características do título - a baixa dificuldade e a seleção musical inclinada ao pop-rock - pode agradar ao público infanto-juvenil ou casual, mas seu conteúdo e o sistema de jogo são insuficientes para quem busca uma experiência mais intensa.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Ultimate Band (Wii)

    7 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Fall Line Studio
    Lançamento: 18/11/2008
    Distribuidora: Disney Interactive Studios
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória
    Outras plataformas: DS PS2
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host