Topo

WWE SmackDown vs. RAW 2011

RODRIGO GUERRA

Colaboração para UOL

19/05/2011 19h14

Está na cara que “Smackdown vs. Raw 2011” é um jogo que foi feito para os fãs. O sistema de combate possui diversos golpes especiais, porém é necessário bastante dedicação para saber quando e como utilizá-los. O modo online peca em quase todos os aspectos, já que o game sofre com lags e no sistema de colisão de personagens. Portanto, se você tem saudades dos finados programas de TV como “Telecat” e “Gigantes do Ringue”, essa pode ser uma forma de relembrar desses bem-humorados combates.

Introdução

A série “Smackdown vs. Raw” já está no mercado há alguns anos e mostra o encontro de duas ligas de luta livre. Diferente dos games de vale-tudo, aqui o que vale é o inusitado. Porém a série já mostra sinais de desgaste. Parte disso se deve pelo pobre sistema de colisão e diversos outros problemas técnicos que merecem ser revistos e polidos para garantir o entretenimento dos fãs desse tipo de modalidade de artes marciais.

Pontos Positivos

Diversos modos de jogo

Um dos principais atrativos de “Smackdown vs. Raw” é que o jogo permite criar diversos tipos de disputa em cima dos ringues, e a versão desse ano recebeu novas formas para configurar as disputas, como colocar seu lutador favorito para disputar contra seu arqui-inimigo em disputas de “vida ou morte”, ou fazer uma “gaiola da morte” para colocar todos para brigarem entre si.

É no modo Universe que os jogadores vão passar mais tempo de digladiando, pois ele consiste em colocar o jogador no mundo das estrelas da WWE, fazendo com que os lutadores apareçam em eventos especiais ou em programas de televisão. Além disso, as disputas são marcadas com comentários de narradores e cenas animadas carregadas de emoção, bem no estilo que os fãs da competição.

Já o Road to Wrestlemania retorna para a franquia e mostra a história de cinco lutadores, que devem fazer escolhas que vão influenciar o caminho dele em busca ao ponto mais alto da WWE. No trajeto você vai ganhando pontos de experiências para melhorar o lutador, adquirindo fãs e inimigos. É um modo de história que dura algumas horas para ser concluído e que vale a pena ser conferido.

Muitos movimentos especiais

Uma das armas do jogo está em sua variedade de golpes. Todos os competidores têm uma gama enorme de movimentos e quando o jogador sabe quando e como usar esses ataques, o game vira um espetáculo para quem assiste. Os ataques transmitem uma sensação de impacto sem igual, dessa forma, o game parece ser muito mais realista do que é apresentado nos programas de televisão – que nada mais são do que um belo teatro em cima de um ringue.

Pontos Negativos

Sistema de colisão falho

Se por um lado o sistema de golpes é emocionante, o mesmo não pode ser dito do sistema de colisão dos personagens. É até irritante ver que um soco ou uma tesoura passa por dentro do modelo poligonal dos adversários. Esses problemas ficam ainda mais visíveis quando o existem mais de dois lutadores dentro do ringue. Isso faz com que os jogadores evitem partidas online ou na sala de casa, afinal, é melhor cada um esperar a sua vez para jogar do que ficar irritado em disputas esquizofrênicas.

Lag atrapalha partidas online

O modo online tem mais opções que nos games anteriores da série, entretanto, o que não mudou foi o lag (atraso entre partidas). É praticamente impossível fazer uma disputa online que seja divertida. O pior é disputar partidas contra jogadores que ficam apertando botões aleatoriamente, sabendo que o atraso atrapalha a partida. Dessa forma, fica difícil encontrar incentivo para experimentar as diversas modalidades de jogo. O incrível é que existem opções para com até 12 pessoas. Se jogar em dupla já é sofrível, imagine em disputas com esse número enorme de competidores... 

Efeitos sonoros de doer

Porta batendo: esse é o som de quando o jogador é derrubado no chão. Não existe nada ais irritante em um jogo do que o simples fato de ouvir os gritos, gemidos e pancadas sem nexo. O barulho estrondoso sobrepõe qualquer outro som do game. O pior é que o game fica entediante se o jogador simplesmente opta por não ouvir nenhum efeito sonoro.

Nota: 5 (Medíocre)