UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

24/08/2007 - 16h00

Direto da GC: jogue "FIFA 08" de um jeito diferente

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Leipzig
Futebol é mesmo um dos grandes chamarizes da Games Convention. Embora "Pro Evolution Soccer 2008" seja, de longe, o mais concorrido do gênero, a versão para Wii de "FIFA 08" não deixou de receber a atenção dos europeus. Os controles foram eficientemente adaptados ao videogame da Nintendo, e o jogo traz exatamente o mesmo conteúdo das demais versões - 30 ligas, 515 times e mais de 15 mil atletas.

Já que o demo estava em alemão, o redator escolheu o Bayern de Munique (já reforçado por Zé Roberto, é claro) para jogar contra o CPU. Existem duas formas de controle: "Family", que usa o Wii-Remote, na qual o jogador se preocupa apenas com chutes e passes, e a Advanced, que emprega Wii-Remote e Nunchuck, com autonomia total do jogador. O UOL, obviamente, preferiu testar a segunda.

A alavanca do Nunchuk movimenta os atletas, enquanto os botões A e B servem para tocar e chutar a bola, respectivamente; o Z é para correr e o C para as firulas. Ao mover o Wii-Remote no ar, o atleta chuta a bola - força e altura dependem justamente do movimento e, para colocar efeito, basta mexer o controle para o lado desejado. O desarme funciona nos mesmos moldes. Em cobranças de lateral, por exemplo, é preciso erguer ambos os controles até a altura da cabeça, reproduzindo o movimento no futebol real. Já o tiro de meta é cobrado movimentando o Wii-Remote de cima para baixo.

É um esquema intuitivo e que dá novos ares à série, até mesmo para quem está acostumado à ela. Um reaprendizado estimulante, que mostra boas idéias sobre levar o futebol ao console. Considerando que a intenção é aproveitar bem os recursos exclusivos do Wii para criar versões diferenciadas, então "FIFA 08", que será lançado em outubro, cumpre o seu papel.

O jogo terá ainda um modo protagonizado por Ronaldinho Gaúcho, no qual Miis disputam uma série de desafios futebolísticos, tais como embaixadinhas e "pebolim".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host