UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

15/08/2008 - 17h22

Direto da NEX: "de Blob" enche Wii de tinta e diversão

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Cidade do Panamá
Siga UOL Jogos
À primeira vista, "de Blob" pode soar simplesmente como mais um quebra-cabeças para o Wii, que já possui uma infinidade deles, mas o que a Blue Tongue está produzindo é uma experiência difícil de largar depois que o jogador se deixa envolver. Foi o que o UOL notou após testar o game durante o NEX 2008, evento particular realizado nos dias 13 e 14 de agosto, na Cidade do Panamá, para jornalistas, revendedores e parceiros da Nintendo na América Latina.

Para quem está por fora, o objetivo em "de Blob", no papel da bolha que dá nome ao jogo, é devolver as cores à cidade de Chroma City, ameaçada por uma maléfica corporação que está deixando tudo em preto e branco. Logo, espere uma atmosfera de cores vibrantes, músicas contagiantes e mecânica envolvente. Basta fazer de Blob rolar e quicar por enormes ambientes urbanos pintando edifícios, árvores e objetos, com cores e detalhes variados, estes destravados com o passar do tempo.

"de Blob" estimula o jogador a explorar com minúcia as enormes fases, primeiro porque pintar acrescenta tempo ao marcador, mas também porque há itens muito bem escondidos - em contraste àqueles colocados em locais visíveis -, que valem a pena encontrar para acrescentar requintes diferentes às pinturas. Como as fases são grandes, há bastante trabalho para o jogador.

O Nunchuk movimenta de Blob e o botão Z serve para "travar" o próximo alvo, enquanto o A registra pontos úteis, indicando, por exemplo, o próximo objetivo. Um rápido chacoalhão no Wii Remote faz de Blob pular - durante o movimento, o Z aciona uma manobra para atacar os inimigos ou atingir lugares inacessíveis. Na verdade, saltar é muito importante, já que rebate a bolha por diferentes obstáculos.

Embora seja um jogo com ares casuais, o desafio existe e, pelo que foi possível apurar, não deve ser subestimado, pois as pontuações obtidas podem liberar níveis de bônus entre uma fase e outra, em que embora não haja adversários, exigem extrema agilidade para que se consiga pintar o máximo possível antes que relógio coloque fim à brincadeira.

A estratégia fica por conta de lances como buscar as cores correspondentes a certas construções, por exemplo, sem deixar de escolher as melhores rotas para perder o mínimo de tempo possível - não raro é necessário buscar pontos com água para livrar o personagem de cores indesejadas, o que faz desperdiçar um tempo que pode ser útil mais a frente.

Outro ponto importante é a quantia de tinta que de Blob carrega, haja visto que, se for muita, tira agilidade do personagem, aumenta seu tamanho e, conseqüentemente, deixa-o mais vulnerável aos inimigos espalhados pelo cenário.

"de Blob", que chega ao Wii em 22 de setembro (há também uma versão para Nintendo DS), nasceu da mente de estudantes da Holanda e, unindo criatividade e inovação em todo o seu conjunto, é um título que todo proprietário do videogame chega a quebra-cabeças deveria experimentar.

O jornalista Théo Azevedo viajou a Cidade do Panamá a convite da Nintendo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host