UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Wii

01/04/2011 - 16h53

Governo divulga projeto para financiar pesquisa sobre mercado de games no Brasil

da Redação
O governo do Brasil enfim dá algum sinal de que pretende compreender e melhorar o mercado de jogos eletrônicos no país: no último dia 30 de março, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou chamada pública no site do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), com o objetivo de financiar uma pesquisa científica que consolide as informações acerca da indústria de games e contribua para o desenho de instrumentos e ações de políticas industrial e tecnológica para o setor.

Ou seja, o governo está em busca de instituições que realizem uma pesquisa que busque entender o mercado, identificar tendências globais e analise propostas de mudanças e políticas públicas, oferecendo em troca o custeio do trabalho.

As propostas de projetos podem ser enviadas até dia 14 de maio. Para mais detalhes, como pré-requisitos e critérios de seleção podem ser encontrados na página da chamada pública, no site do BNDES.

No Brasil não há órgãos que analisam o mercado de games, registrando vendas e distribuição de consoles e aparelhos, tal qual acontece nos EUA e Japão, com instituições, como NPD e Enterbrain, respectivamente. Assim, é difícil saber, por exemplo, exatamente quantos jogos são vendidos no país, quais regiões compram mais e, por consequência, torna complicada a tarefa de identificar os principais problemas do mercado e buscar maneiras de solucioná-los.

Segundo Moacyr Alves, idealizador do Jogo Justo, iniciativa popular que buscar reduzir os impostos nos games importados, a repercussão do projeto foi um dos fatores que influenciou a chamada pública pela pesquisa sobre o mercado de games.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host