Topo

Sonic Lost World

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

25/11/2013 18h01

Depois da excelente experiência de "Sonic Generations", é bom ver como "Sonic Lost World" mantém o bom nível das produções com o ouriço da Sega.

"Lost World" não é livre de falhas, mas entrega um jogo bonito, desafiante, variado e criativo. Problemas como a falta de polimento nos controles e os desnecessários (e às vezes obrigatórios) poderes de "Colors" incomodam, mas não estragam a diversão.

Introdução

Primeiro fruto de uma inusitada parceria da Nintendo com a Sega, "Sonic Lost World" é um jogo de aventura 3D exclusivo do herói para o Wii U.

Pegando emprestado algumas lições de "Super Mario Galaxy", "Lost World" apresenta mundos em formatos diversos, como cilindros e esferas, além de uma mecânica repaginada com elementos de parkour e um botão dedicado para fazer Sonic correr.

Um modo multiplayer para até duas pessoas completa o pacote, com insossas corridas, enquanto a nostalgia aparece de leve com o retorno de alguns poderes vindos de "Sonic Colors" - outro jogo do azulão exclusivo para consoles Nintendo.

Pontos Positivos

Gráficos lindos

Não há como negar: "Sonic Lost World" é um jogo incrivelmente bonito. Mais uma vez a Sega se supera ao entregar uma aventura 3D em alta definição de Sonic, com fases coloridas, vibrantes e engenhosas.

TRILHA SONORA

A qualidade dos jogos do Sonic pode variar bastante nos últimos anos, mas a excelente qualidade da trilha sonora permanece uma constante. Em "Lost World" temos um novo trabalho de Tomoya Ohtani, que foi também responsável pela eclética trilha de "Sonic Unleashed"


O design diferente das fases colabora para sempre surpreender o jogador, apresentando mundos que se estendem, contorcem e retorcem.

Uma grande variedade de estilos de jogo dá chance do visual fazer ainda mais bonito, variando desde campos verdejantes e quadriculados à la Green Hill Zone e passando por cenários manjados ou nem tanto, como cassinos, florestas, mundos de gelo, fábricas e muito mais.

Boas ideias

"Lost World" traz uma boa dose de novas ideias ao universo de Sonic. De cara, uma decisão estranha, mas que funciona bem, é reservar um botão para fazer o heró correr (no caso, o gatilho ZR). A medida dá mais controle sobre o ouriço, possibilitando alternar de forma mais consciente entre momentos em que você quer explorar a fase com calma ou sair rasgando por ela, sem se preocupar tanto em pegar itens e segredos.

Minigames em que Sonic vira bola de pinball (como no clássico "Sonic Adventure"), fases em que ele corre automaticamente, outra em que ele vira uma bola de neve, trechos stealth em que é necessário evitar um holofote: o cardápio de maluquices é variado, inesperado e divertido.

Ainda assim, nem tudo é alegria: "Lost World" resgata a ideia de poderes especiais de "Sonic Colors" que transformam Sonic em criaturas diversas. Com raras exceções (como o Indigo Asteroid), são habilidades sem graça que aparecem de repente e quebram o ritmo da ação desnecessariamente. "Lost World" seria muito melhor sem eles.

Pontos Negativos

Falta de polimento

"Sonic Lost World" é um jogo incrivelmente bonito e variado, mas poderia ter se beneficiado de um pouquinho mais de tempo no forno.

Como acontece em outros jogos tridimensionais do azulão da Sega, algumas partes do cenário têm pontos estranhos de colisão, como paredes invisíveis, que empurram o herói ou simplesmente impedem ele de avançar - algo que, claro, é muito ruim em um jogo de ação tão rápido como este.

Em "Lost World" o Sonic consegue se agarrar em beiradas de plataformas, mas nem sempre isso acontece. Erro de cálculo do jogador ou falha do game? Fica a dúvida, mas a frustração é a mesma.

O título introduz também um promissor sistema de parkour, com o qual Sonic pode correr brevemente pelas paredes, pegar impulso e pular de uma parede para outra e outros truques. Pena que esse sistema nunca é lá muito bem explicado e pouco intuitivo.

Fica a sensação de que é algo muito legal para fazer, além de ser essencial para pegar itens secretos, mas que é difícil de dominar e o game não está muito interessado que você aprenda.

Multiplayer sem graça

Tal qual aventuras anteriores de Sonic, "Lost World" apresenta uma extensa campanha para um jogador e um modo multiplayer raso e insosso. Do tipo que não justifica sua própria existência.

Um segundo jogador pode comandar veículos por controle remoto (como carrinhos e naves) para ajudar Sonic a coletar anéis e derrotar inimigos. Já a modalidade competitiva promove corridas em ambientes 2D - bem ao estilo do bom e velho "Sonic 2" e seus sucessores, mas sem metade do charme ou emoção.

Pode ser uma boa opção para entreter jogadores mais novinhos e menos exigentes, mas pouco acrescenta ao pacote de maneira geral.

Nota: 7 (Bom)