Topo

ZombiU

Felipe Carettoni

Do UOL, em São Paulo

27/02/2013 16h44

Mesmo sendo altamente repetitivo e apresentando gráficos abaixo da média, "ZombiU" se destaca pela inovação em diferentes modalidades. Ideias excelentes, como a pontuação por sobrevivência e o uso do GamePad em diversas situações, aumentam a imersão e consequentemente divertem muito os fãs de 'survival horror'.

Mas se você não está acostumado com o gênero, tenha cuidado: é preciso paciência para eliminar os zumbis e coletar itens escassos, o que pode frustrar os desavisados. Isso se torna muito mais relevante neste título do que nos mais recentes "Resident Evil", por exemplo, pois a dificuldade aqui é muito maior e as mortes são constantes.

Introdução

"ZombiU" é o primeiro jogo da Ubisoft exclusivo para o Wii U e traz ao console da Nintendo o gênero 'survival horror', tão explorado em títulos como "Resident Evil" ou "Dead Space". O diferencial aqui é o uso do GamePad, controle em forma de tablet que proporciona maior interatividade e imersão ao usuário, tornando a tela adicional fundamental para a troca de itens, uso de mapas e leitura de livros e artigos encontrados no ambiente.

Pontos Positivos

Sobrevivência empolgante

Logo na tela inicial, "ZombiU" apresenta o questionamento "How long will you survive", ou "Por quanto tempo você irá sobreviver". Essa é a exata premissa do jogo: você é largado em uma Londres pós-apocalíptica e precisa sobreviver o maior tempo que puder, se defendendo de milhares de zumbis e realizando missões para fortalecer o seu refúgio.

Dessa maneira, "ZombiU" parece querer sempre atrapalhar a vida do jogador, criando situações muito difíceis e que geralmente levam à morte do personagem. Mas em vez de tornar a experiência chata por aumentar o nível de dificuldade, a graça está em ficar vivo o máximo possível de tempo e acumular uma alta pontuação. Ao morrer, esses pontos são transferidos para uma lista global - ou de amigos - e são apagados do save como uma espécie de punição ao jogador, que volta do último ponto salvo, mas com um personagem diferente.

A morte não apenas retira os pontos acumulados, mas também resulta no fracasso de objetivos adicionais. Algumas histórias, ou personagens delas, desaparecem para sempre, mudando o rumo do protagonista.

Para os corajosos, o modo de sobrevivência é uma experiência das mais desafiadoras: uma morte significa 'game over' e será preciso começar a campanha do zero.

Toda essa mecânica torna a morte em "ZombiU" muito mais impactante do que em outros jogos, aumentando a tensão e a diversão do jogo. Mas é claro que, assim como o 'survival horror' não é divertido para todos, pessoas mais afoitas ou menos pacientes irão detestar o estilo adotado pela Ubisoft. Por sua vez, fãs de terror certamente irão se divertir.

Boas idéias

"ZombiU" apresenta boas ideias, muitas delas possíveis apenas por causa do GamePad. Vasculhar uma área inteira utilizando o sensor de movimentos do controle parece projetar o jogador no ambiente virtual, ao passo que tudo ao redor continua ativo e zumbis podem aparecer a qualquer momento. O mesmo se aplica ao uso do tablet para pegar itens de personagens mortos ou para equipar o protagonista com armas e suprimentos.

Contudo, uma das ideias mais bacanas não está relacionada ao acessório, mas com outros jogadores. Mesmo possuindo apenas um modo multiplayer local, se o personagem de algum amigo (de outro console) morrer em um determinado local, ele automaticamente aparecerá como um zumbi no seu jogo, exatamente no lugar onde morreu.

Além de visualizar o nome do usuário sobre o corpo do zumbi, todos os itens que estavam na mochila dele podem ser adiquiridos. É mais uma maneira divertida para zombar daquele amigo "noob" que morre o tempo todo.

Textos em português

Apesar de não contar com dublagem, todos os diálogos e textos de "ZombiU" estão traduzidos para o português do Brasil. Isso é ótimo para os jogadores menos fluentes em inglês, que podem compreender melhor a história e a conversa entre personagens, tornando a experiência muito mais completa. São raros os erros e eles nunca prejudicam o entendimento.

É muito legal, por exemplo, encontrar revistas - que possuem relação com vários fatos da história - no chão de alguma sala escura e poder ler as notícias e reportagens em português, direto na tela do GamePad. É mais um fator importante para a imersão e o divertimento total da experiência.

Pontos Negativos

Repetitivo

Prepare-se para passar muito tempo enfrentando hordas e mais hordas de zumbis da mesma maneira. "ZombiU" peca na pouca variedade de armas e ainda torna as munições muito mais escassas do que o normal, mesmo para jogos do gênero.

O resultado é a necessidade altamente repetitiva de usar um bastão - obtido nos primeiros cinco minutos de jogo - para eliminar grande parte dos mortos-vivos. E não basta uma ou duas porradas na cabeça: muitas vezes você ficará um minuto inteiro tentando derrubar o inimigo, ainda mais se este for um policial equipado com um capacete.

Além disso, não adianta mirar apenas na cabeça: muitas vezes o zumbi só será derrotado com um número exato de pancadas. Para piorar a situação, toda vez que seu personagem executar um golpe, ele vai gritar ou gemer de esforço.

Pode parecer exagero, mas esses gritos e gemidos constantes são extremamente irritantes e repetitivos. Se você pensa que a fada Navi em "The Legend of Zelda: Ocarina of Time" era chata, se prepare para se irritar de verdade em "ZombiU".

Gráficos abaixo da média

O ambiente escuro em "ZombiU" tenta esconder um de seus grandes defeitos: os gráficos pouco acabados e muitas vezes defeituosos. Infelizmente, ao ligar a lanterna essas falhas ficam bem aparentes. O Wii U possui capacidade para gerar um visual bem superior ao oferecido pela Ubisoft neste jogo.

Games de terror utilizam os cenários para construir tensão, com ruas estreitas, salas cheias de móveis macabros e zumbis horripilantes. Com gráficos abaixo da média, "ZombiU" perde a chance de transmitir maior emoção para o jogador. A impressão que fica é que a Ubi se apressou para terminar o jogo para o lançamento do console da Nintendo.

Nota: 7 (Bom)