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Bayonetta 2

Rodrigo Trindade

do Gamehall

15/01/2014 17h02

  • Divulgação

    Com visual excêntrico e um novo corte de cabelo, Bayonetta chegará ao Wii U em 2014

Franquia nascida na metade da geração PlayStation 3 e Xbox 360, "Bayonetta" se tornou um jogo de ação um tanto 'cult', com personagens exóticos e batalhas frenéticas típicas de franquias famosas como "Devil May Cry" e "God of War" elevadas a níveis nunca antes vistos.

Com o pedigree do aclamado designer Hideki Kamiya - "Resident Evil 2", "Devil May Cry", "Okami", "Viewtiful Joe" -, "Bayonetta" foi o cartão de visitas do estúdio Platinum Games na era HD, com uma recepção amplamente positiva - ainda que a versão para PS3 tenha sofrido com problemas de desempenho.

Embora quem jogou o game tenha gostado, as vendas não satisfizeram as expectativas do presidente da Platinum, Tatsuya Minami e a marca "Bayonetta" ficou um bom tempo engavetada. Uma improvável sequência, no entanto, está em desenvolvimento, bancada pela Nintendo e exclusiva para o Wii U.

Buscando atrair o público "hardcore" para o console, a Nintendo assumiu o risco de custear a produção de dois jogos da Platinum: "Bayonetta 2" e "The Wonderful 101" - lançado em 2013.

Desta vez, o criador de "Bayonetta" é apenas o supervisor do jogo, que está nas mãos do produtor Atsushi Inaba e do diretor Yusuke Hashimoto - que por sua vez foi produtor do game original. "Bayonetta 2" tentará explorar as bases sólidas estabelecidas pelo seu antecessor para criar uma jornada ainda mais épica.

ASSISTA AO TRAILER DE "BAYONETTA 2" DA E3 2013

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Inovação em uma fórmula conhecida

Orgulhoso da fama do estúdio como um dos melhores no gênero, o produtor Inaba quer produzir o game de ação em terceira pessoa definitivo.

Para isto, Inaba e sua equipe buscam criar um jogo acessível no qual cada movimento realizado nas batalhas é crítico, trazendo uma sensação de recompensa em todas as lutas que motive novas sessões de jogatina por toda a história.

A motivação para um replay da aventura é justificável quando considerada a estrutura do primeiro "Bayonetta", o qual permitia uma forma de "New Game +" assim que a batalha final fosse concluída. Inimigos mais difíceis eram colocados diante do jogador, que mantinha as melhorias compradas na primeira jornada e tinha a oportunidade de continuar evoluindo a personagem.

A ênfase de Inaba nas novas sessões leva a crer que este sistema será aprimorado para manter os jogadores interessados no game mesmo após o término da história, pois o salto de dificuldade entre a primeira e a segunda campanhas em "Bayonetta" era expressivo, com potencial para desmotivar o retorno dos jogadores menos persistentes.

Um elemento inédito que deve facilitar a vida dos menos habilidosos é o 'Umbran Climax', poder introduzido em "Bayonetta 2" que permite que a heroína aumente o poder e o alcance de seus ataques por um certo tempo ao invocar 'Wicked Weaves' ilimitadas.

Outra novidade será o controle com a stylus pela tela de toque do GamePad. Desde a movimentação de Bayonetta até seus golpes poderão ser determinados por comandos emitidos com o uso da caneta sobre a tela.

Esta forma de controle tende a ser menos precisa, vide tentativas no passado da própria Nintendo em "The Legend of Zelda: Phantom Hourglass" e "Spirit Tracks" (DS) nos quais as sequências de ação eram muito menos intensas do que as de "Bayonetta".

Familiaridade e expectativas

A equipe liderada por Inaba e Hashimoto deve lidar com as grandes expectativas que serão cobradas em uma sequência à "Bayonetta", que segundo o próprio produtor é, "o ápice do gênero ação em terceira pessoa".

Contribui a este argumento o fato de não só o retorno da protagonista - com um novo corte de cabelo -, mas da rival Jeanne e do vendedor de armas Rodin, outros personagens importantes da trama original.

Mantendo a estrutura do primeiro game, "Bayonetta 2" tentará expandir o universo da franquia e para isso terá maior variedade de locais nos quais a aventura se desenrolará.

A Platinum também promete entregar gráficos melhores do que os do "Bayonetta" original, através de uma atenção cuidadosa ao visual do jogo e ao hardware superior do Wii U em comparação aos consoles que receberam o primeiro jogo: PS3 e Xbox 360.

Primeiro grande jogo de ação exclusivo para o Wii U, "Bayonetta 2" promete entregar uma aventura de proporções épicas do início ao fim, no nível da batalha derradeira do game original.