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Alien Breed: Assault

31/01/2011 08h30

Por melhor que sejam, alguns jogos chegam sem muito alarde e passam despercebidos em meio ao barulho dos grandes lançamentos de fim de ano. "Alien Breed: Assault" é um caso desses. Sequencia de "Alien Breed: Evolution" ("Alien Breed: Impact" no PlayStation 3), o game do estúdio britânico Team 17 é uma pequena jóia escondida nas redes de distribuição digital.

"Assault" continua a saga de "Alien Breed", série que nasceu nos anos 1990 para Amiga e fez muito sucesso na Europa. Assim como o episódio anterior, o game remonta a mecânica clássica dos jogos de tiro vistos do alto e acrescenta sons e gráficos de ponta, turbinados pelo motor Unreal Engine 3 - o mesmo de games como "Gears of War".

Luta pela sobrevivência

Primeiros minutos de jogo em "Assault"
Os jogadores controlam soldados em uma espaçonave infestada de alienígenas e precisa lutar para sobreviver, economizar munição, ativar painéis e reparar a nave antes que seja tarde demais. A ação em "Alien Breed: Assault" é mais pausada e tática do que em "Alien Swarm", por exemplo. Para vencer, é preciso avançar com cautela e explorar os corredores e becos da nave, em busca de munição extra ou kits médicos para recuperar energia.

A visão em "Assault" é superior e o herói é dirigido com as duas alavancas analógicas, uma para andar, outra para apontar a arma. Há vários tipos de projéteis para atirar e itens para auxiliar o jogador em sua jornada, mas sua quantidade é limitada e mesmo que as lojinhas do jogo vendam munição, o dinheiro não vem fácil e é sempre melhor comprar melhorias para a armadura e para o arsenal do que mais balas para desperdiçar. Esse é um jogo que exige sangue-frio e precisão nos disparos.

Em "Assault", os alienígenas são os mesmos do primeiro jogo, com sua aparência de barata espacial digna de "Aliens O Resgate". Os sons emitidos pelas criaturas são perturbadores e já na primeira partida o jogador estará paranóico com qualquer barulho e vibração no controle. De fato, é possível se preparar para os combates tanto pelo som das criaturas se aproximando quanto pelas marcas no radar no canto da tela. Infelizmente, salvo pelos chefes, os inimigos não apresentam muita variedade.

A câmera permanece no alto da tela durante a maior parte do jogo, mas ocasionalmente baixa para mostrar uma plataforma ou se posiciona atrás dos heróis ao atravessar um corredor estreito, aumentando a tensão. São efeitos simples, mas que dão um frescor bem-vindo ao estilo clássico de "Alien Breed: Assault". O game fica mais divertido quando jogado com um amigo e oferece muitos desafios para os jogadores mais dedicados.

Nota: 8 (Ótimo)