Para quem pensou que a Live Arcade é em essência uma coleção de fliperamas antigos, uma supresa: a Microsoft reservou o melhor para o final. As lutas de "Small Arms" ganham o reforço dos tiroteiros de "Assault Heroes". Feitos especialmente para a rede online do Xbox 360, os dois títulos querem tirar a poeira do visual retro de sucessos da década de 80 que dominam o serviço e, mais importante, sem deixar de oferecer um bom desafio, cada qual a seu estilo.
Se o arranca-rabo de "Small Arms" é claramente inspirado em "Smash Bros.", o mesmo pode ser dito de "Assault Heroes" em relação à "Contra". Não é uma cópia carbono com nova roupa como no primeiro. Mas não é necessário chamar a equipe do CSI para encontrar evidências. Tanto o sucesso da Konami, que por sinal também está na Live Arcade, como "Assault Heroes" se baseiam na ação frenética, variedade de fases e, apesar de contarem com modo para um jogador, são bem mais atraentes no multijogador cooperativo.
Atire ou morraComo único sobrevivente de força especial de elite, a missão do jogador é desvendar o segredo de um laboratório subterrâneo. Lutar lado a lado de um camarada é opção, mas se preferir pode ir para o tudo ou nada sozinho. Seja qual for a escolha, treinamento militar, agilidade na troca do arsenal e reflexos são essenciais para desvendar a verdade sobre o programa de armas secreto.
O enredo, que aparece em um único bloco de texto antes do início do game, não podia ser mais banal. Nem mesmo serve para justificar a ação já que a grande maioria simplesmente apertará o botão A para ir direto ao que interessa. Feito isso, o jogador começa com um jipe 4x4 altamente armado e deve atirar em tudo que há pela frente. Eventualmente, é possível descer do veículo para pegar algum item ou invadir lugares subterrâneos não acessíveis ao veículo. Avançando, aparecem fases aquáticas e uma lancha com o mesmo poder de fogo.
Quem já atirou em "Geometry Wars" não estranhará os controles. Com o direcional esquerdo movimenta-se o veículo pela tela; o direito serve para direcionar os tiros infinitos. Os gatilhos atiram bombas e granadas, essas limitadas, e com o botão de ombro direito é possível selecionar o tipo de tiro, como lança-chamas, metralhadoras ou potentes mísseis. Como em todos os jogos da era 2D, a tela corre na vertical ou na horizontal, mas não de forma continua: geralmente, o jogador pode deixar o veículo na extremidade evitando que muitos inimigos apareçam de uma única vez. Se a carona explodir, ainda há uma chance de prosseguir durante alguns segundos a pé até que outro veículo apareça. Em fases adiantadas ou durante luta contra um chefão, isso não é nada fácil.
Antes acompanhado, do que sóA estrutura de "Assault Heroes" tem corpinho de clássico do final da década de 80, mas o visual é de nova geração. Os cenários são detalhados, a iluminação é competente e efeitos especiais estão em toda parte: mire seu lança-chamas para a vegetação e assista às árvores pegando fogo ou desfira seu canhão nos postes de energia elétrica para vê-los cair. Há também uma boa variedade de inimigos, o suficiente para não tornar os gráficos repetitivos, já que no quesito ação o jogo está bem servido. A trilha sonora remete aos tempos áureos dos computadores Amiga, com batidas eletrônicas que combinam com o ritmo da aventura.
Tal qual "Contra", a graça de "Assault Heroes" está no modo cooperativo. Pensado para a Xbox Live, o jogo faz bom uso das funcionalidades online. Pode-se contar a ajuda de um segundo jogador através de um controle extra local ou através da rede do Xbox 360. Mas encontrar um jogador na Live é um exercício de paciência. Na maioria das vezes, a conexão se perde antes da partida começar ou aparece mensagem que nenhum oponente foi encontrado. Adversários existem, mas como o Xbox 360 procura somente por usuários que tenham "ping" satisfatório, o mais fácil é convidar algum amigo de sua lista que tenha o jogo.
Para quem tudo é fácil, "Assault Heroes" oferece três níveis de dificuldade, mas é a lista de conquistas variada que mantém o jogo vivo. Os desafios não ficam no tradicional "passe a fase um, dois e oito". São bem criativos: matar 85% dos inimigos de uma fase; completar 60% de um estágio sem veículo; terminar uma etapa em menos de 15 minutos; não usar granadas e bombas durante uma fase inteira; entre outros. Somente um estimula a jogatina online, mas, já que a seleção se baseia na diversidade, é compreensível.
CONSIDERAÇÕES
Custando 800 Microsoft Points (US$ 10), "Assault Heroes" talvez seja o melhor custo benefício da Xbox Live Arcade. Busca inspiração nos jogos da década de 80, mas tem atrativos para prender jogadores que ingressaram recentemente no mundo do entretenimento eletrônico. Tem ação de sobra para fisgar jogadores solitários, mas se torna mais atraente quando o fardo de salvar o mundo é dividido com um companheiro. Para os mais espirituosos, até mesmo o enfadonho enredo pode ser visto como uma paródia da era dourada dos fliperamas. "Assault Heroes" transveste os clássicos jogos de tiro 2D com roupa de nova geração, mas é para quem se amarra no gênero.