UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts

25/11/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Oito anos se passaram desde "Banjo-Tooie", último jogo com a dupla Banjo e Kazooie, que virou mascote da inglesa Rare em sua histórica parceria com a Nintendo, que rendeu outros clássicos como "Golden Eye" e "Perfect Dark". Para acompanhar as novas tendências, até mesmo pela sua ida para o lado da Microsoft e o declínio dos tradicionais games de plataforma, a produtora resolveu mexer radicalmente desta terceira aventura, "Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts".

Ainda que muitos elementos sejam perfeitamente reconhecíveis pelos fãs dos dois títulos anteriores, o novo game retém apenas a exploração habitual do gênero, colocando os animados protagonistas em uma grande busca por peças - além das velhas notas musicais e peças de quebra-cabeça. O grande foco, contudo, é na construção de veículos que ajudam os heróis a cumprir os vários desafios propostos, na forma de minigames, em diversos mundos dentro do enredo.

O Senhor dos Games

Eles voltaram
O início de "Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts" é tortuoso para aqueles que não têm muita paciência. A ação demora a começar, com uma longa apresentação que tenta recuperar o tempo perdido mostrando os protagonistas gordos e preguiçosos, que já não têm muito mais a fazer desde sua última jornada. Surge então um ser chamado Lord of Games, magicamente colocando os heróis novamente em forma para uma nova odisséia, mas não sem antes de garantir um novo corpo para a obrigatória vilã Gruntilda, para que ela possa se meter no caminho dos dois - afinal, é um tipo de game que precisa de algum oponente de peso.

Embora arrastado e totalmente nonsense, o roteiro tem alguns momentos sensacionais, principalmente os diálogos, uma vez que deixa claro que a Rare está pronta para rir dela mesma e de seus produtos. Com extenso uso de metalinguagem, o Lord of Games não perde uma oportunidade para tirar sarro da empresa, da dupla principal e até mesmo de muitas convenções do gênero. Para se ter idéia, em um dos diálogos iniciais, há uma argumentação a respeito da importância secundária de Banjo e Kazooie no universo dos games, em uma comparação entre o número de jogos estrelados por eles e um certo "cavalheiro italiano".

Há muitas outras referências, como as fases que lembram antigos seriados de TV como "Dallas" ou "O Barco do Amor", além das constantes derrubadas da quarta parede, quando o tal Lord of Games pára para conversar com o jogador e criticar seu próprio trabalho. Ele, que vangloria em ser o criador de todos os jogos, às vezes lamenta certas mecânicas clássicas, como o ato de colecionar objetos inúteis neste tipo de aventura, sem nenhuma grande motivação especial. Mas, novamente, é necessário ter bastante paciência para testemunhar tais depoimentos, aparecem sem muito critério e, por muitas vezes, quebram o ritmo da ação de forma infeliz.

Construindo para avançar

Pássaro e urso motorizados
Depois que ficaram gordos e sem muito o que fazer, Banjo e Kazooie perderam as habilidades dos jogos anteriores e, no lugar, agora conseguem coletar peças para montar veículos. Pense em Lego e já terá uma boa idéia do que encontrará. Junte rodas, um motor, bancos e células de combustível a um chassi e, possivelmente, construirá algo que se mova. Nem sempre o processo dá certo, mesmo que você ache que está arrasando em um design totalmente baseado na realidade, mas "Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts" não parece nem um pouco preocupado em emular a física real.

O grande barato é justamente em encontrar centenas de peças e colocar a imaginação para funcionar. Criar veículos estranhos e aperfeiçoá-los, para que você possa vencer corridas, ultrapassar obstáculos ou enfrentar inimigos. É necessário, por exemplo, criar algo durável e poderoso para desafios de impacto. Nas horas de desespero, há esquemas prontos que podem guiá-lo na criação de algo que funcione, o que evita a frustração.

E nem sempre você dependerá de veículos. O mundo do jogo é tão vasto que ainda há espaço para alguns poucos elementos de plataforma, como pular sobre abismos e objetos para buscar itens, ou missões paralelas. Há até mesmo um fliperama ao estilo 8 bits para momentos em que a exploração cansar. Muita coisa está escondida neste novo universo criado pela Rare e, possivelmente, aqueles jogadores mais determinados terão um produto com grande vida útil em mãos.

Cenários da aventura
Por falar em sobrevida, há ainda um modo multiplayer completo, com suporte para partidas locais ou pela Xbox Live. Há partidas em time, vários estilos diferentes de competições e áreas para testar suas criações. O jogo traz ainda um esquema de ranking online e a opção de salvar suas criações em vídeo, para troca entre os jogadores pela rede da Microsoft - o que é bem útil para aqueles que queiram copiar alguns modelos.

O ponto mais duvidoso mesmo fica a cargo da apresentação. Embora o jogo conte com gráficos coloridos e chamativos para jogadores mais novos, o esquema de construção não é exatamente muito intuitivo para crianças. Além do mais, há algumas travadas chatas durante a ação - às vezes devido ao sistema de salvamento automático - e queda na taxa de animação, com o sumiço repetindo de texturas e alguns outros bugs. O áudio também não é dos mais ricos, se limitando na maior parte do tempo, a resgatar efeitos sonoros da década passada, o que novamente, não parece voltado para consumidores da geração atual e, sim, os saudosistas.

CONSIDERAÇÕES

"Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts" é, sem dúvida alguma, um jogo corajoso por desafiar a tradição do gênero de plataforma e injetar novas mecânicas. Traz um esquema muito interessante de coletar peças para montar barcos e tanques, mas não é dos mais amigáveis para jogadores inexperientes ou mesmo impacientes - justamente aqueles que deveriam ser atraídos pela direção de arte e a simplicidade dos jogos do estilo. Sem saber que público deseja alcançar, o game patina em todas as direções e, no fim, deve encontrar um grupo bem restrito de admiradores.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts (Xbox 360)

    97 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Rare
    Lançamento: 14/11/2008
    Distribuidora: Microsoft
    Suporte: 1-8 jogadores, multiplayer online, cartão de memória
    Outras plataformas: GB
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host