UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Battle Fantasia

25/09/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Jogos de luta, graças a "Street Fighter II", foram uma grande febre no videogame durante a década de 90 e, aos poucos, têm perdido espaço na cena atual. Os lançamentos são escassos e, quase sempre, são esforços de tradicionais empresas do ramo que também investem nos fliperamas, outra coisa que anda em baixa ultimamente - como a Namco com "Tekken" ou a Sega com "Virtua Fighter", além da Capcom, claro, com "Street Fighter".

"Battle Fantasia" é um jogo de luta tradicional, em 2D, que chega aos consoles dentro destes mesmos parâmetros. Foi desenvolvido por uma veterana, a ARC System Works, a mesma da série "Guilty Gear", e antes de chegar ao console fez um tour pelos arcades japoneses. Mas, apesar de uma rota similar, não tem substância suficiente para encarar as outras séries citadas em pé de igualdade.

Mundo esquisito

Magias e golpes mortais
Apesar de funcionar como jogos de luta clássicos mano a mano, em um plano 2D, como "Street Fighter II" ou "Art of Fighting", "Battle Fantasia" aproveita o poder da geração atual para criar uma apresentação bem chamativa. Tudo é feito com gráficos 3D, com personagens grandes e chamativos, além de cenários coloridos e repletos de detalhes bizarros que compõem um mundo bem extravagante. Não faltam efeitos de luz, fogos de artifícios e outras perfumarias para tornar as lutas mais agradáveis aos olhos, assim como dublagens de anime (em japonês) para a alegria dos fãs.

É um design bem japonês, com personagens exagerados inspirados em traços de mangá, com um clima de humor e muitos elementos fantásticos que acabam criando uma salada um pouco indigesta para aqueles que levam jogos de luta a sério. Como exemplo de diversidade é bom citar o garoto URS, que tem um braço mecânico que mistura uma serra elétrica com uma espécie de sabre de luz, um coelho de chapéu chamado Watson, e um sujeito chamado Donvalve, que parece um típico anão de RPGs na tela de seleção, mas que surpreende ao surgir na luta tomando quase a tela inteira.

Balanceamento confuso

Aliás, RPGs parecem ter sido uma forte base de inspiração para "Battle Fantasia" uma vez que o balanceamento está atrelado, de alguma forma, a este tipo de jogo. Não dá para saber exatamente qual o tipo de base os desenvolvedores tomaram e quais os cálculos que fizeram para chegar ao resultado final.

É fácil notar logo na barra de energia dos lutadores. Uma luta entre, digamos, o gigante de armadura Deathbringer e o jovem clérico Cedric parece, de cara, bastante desigual, pois o grandalhão começa com 5500 pontos de vida enquanto o rapaz conta com pouco mais de 2800. Mas Cedric parece ter poder de fogo muito maior, ou mais agilidade talvez, só que não parece nunca ser uma ciência exata e, no fim das contas, tudo se resume a defender para escolher o momento ideal para aplicar alguns golpes mais poderosos - tudo no mesmo esquema de sempre, imitando Hadoukens ou coisa que o valha, e acumulando barras de especial.

Diversão passageira

Além dos modos Arcade e Story - que não se esforça tanto assim para contar uma história - há modos clássicos como Time Attack e Survival e um modo online que funciona surpreendentemente bem, isto é, se você conseguir encontrar algum parceiro para enfrentar. O problema é que, no fundo, não importa em qual modo você está, não dá para fugir do balanceamento estranho e do mirrado elenco de 12 lutadores, o que acaba afugentando os fanáticos pelo gênero e os que gostam de um desafio mais profundo.

CONSIDERAÇÕES

"Battle Fantasia" é um jogo de luta com uma mecânica clássica em 2D, mas embalado com gráficos 3D bem chamativos. O design pouco usual de personagens é muito interessante; são todos simpáticos e atiçam a curiosidade, mas o balanceamento estranho e a mecânica simples impedem que o jogo prenda a atenção dos fãs do gênero por muito tempo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Battle Fantasia (Xbox 360)

    17 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Arc System Work
    Lançamento: 16/09/2008
    Distribuidora: Arc System Work
    Suporte: 1-2 jogadores, multiplayer online, cartão de memória
    Outras plataformas: PS3
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host