UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Beautiful Katamari

02/11/2007

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
Dos jogos cult, pode-se dizer que "Katamari" é o mais pop. Insólitos, carregados de humor e de um estilo visual bem diferente, os games foram exclusivos da Sony desde o nascimento da série, em 2004. Após dois títulos no PlayStation 2 e um no PSP, é o Xbox 360 que ganha a primeira versão "next-gen" - não que isso signifique muita coisa.

O conceito de "Beautiful Katamari" é o mesmo que consagrou "Katamari Damacy": usando os dois direcionais analógicos você empurra a katamari, uma espécie de esfera, e sai grudando tudo o que aparece pelo caminho. Contudo, você só conseguirá passar por cima de objetos menores que sua própria katamari, formando assim um bolo de coisas aleatórias. A idéia é começar a fase coletando objetos pequenos, como doces, e terminar grudando prédios e monumentos.

Mais do mesmo

Se as versões anteriores adicionaram poucos elementos à concepção original (ainda que sejam ótimos jogos), esta também não foge à regra. As únicas novidades são o modo competitivo para quatro pessoas online e um quadro de recordes, através do qual você pode comparar estatísticas com outros jogadores. No mais, é praticamente uma versão em alta definição do original.

A história é mais uma vez desculpa para a ação nonsense: durante uma partida de tênis, o Rei de Todos os Cosmos lança a bola com tanta força que acaba abrindo um buraco negro no espaço, sugando todos os planetas e constelações. Cabe ao Príncipe e seus primos formar grandes katamaris ao redor do mundo para que o Rei as transforme em planetas novamente.

A prova da solidez de sua fórmula de jogo é sua resistência ao tempo. "Beautiful Katamari" continua sendo incrivelmente divertido e empolgante, mesmo que a mecânica permaneça intacta. Como em "We Love Katamari" há algumas missões especiais, em que você deve coletar apenas objetos quentes para formar o planeta Marte ou objetos em forma de anel para formar Saturno. Entretanto, o esquema é sempre o mesmo: rolar por cima de coisas.

O menu de seleção de fases, como de costume, é um mundo explorável. De acordo com seu avanço, novas áreas são liberadas e, conseqüentemente, brincadeiras sem compromisso ou objetivos para o Príncipe e seus primos. Você pode participar de uma guerra de bolas de neve, passear de trenzinho, tirar fotos e até dançar. São passatempos bobos, mas que dão charme ao jogo.

Cada uma das quatro áreas dá acesso a três fases, totalizando doze. Levando em consideração que, em média, elas duram não mais do que dez minutos, é possível chegar ao final em menos de quatro horas, mesmo falhando em algumas missões. Isso faz de "Beautiful Katamari" não só o jogo mais curto de toda a série (menor até que a versão para o PSP), mas também o mais mal-aproveitado. Afinal, quando você chega no ápice da diversão, a brincadeira subitamente acaba. Nem os desafios extras, como corrida contra o tempo, evitam a frustração de terminar o jogo em uma única sentada no sofá.

A modalidade online tenta suprir a falta de profundidade do modo para um jogador, permitindo que quatro pessoas disputem, em uma única arena, o título de maior katamari. Para isso é preciso coletar mais itens no menor tempo possível, batendo no oponente para que ele perca alguns de seus objetos e evitando que façam o mesmo com você. É divertido, mas se torna repetitivo após algumas partidas. Há também uma detalhadíssima lista com os melhores jogadores do mundo, com base na quantidade de itens coletados - um ótimo incentivo para continuar jogando o single-player, mesmo que ele já tenha terminado.

Animação contagiante

Apesar do visual parecer ultrapassado, com texturas chapadas, sem suavização e modelos exageradamente geométricos, trata-se de uma estética proposital, que dá à série uma aparência singular. Um "upgrade" no visual poderia até ser interessante, mas acabaria com a identidade única e inconfundível de "Katamari".

Ainda assim, o jogo não faz feio: os cenários são aparentemente maiores e a quantidade de objetos simultâneos na tela também é superior em relação às versões anteriores. Por outro lado, é o único da série que sofre de um sério problema de instabilidade na taxa de quadros. Apesar da simplicidade visual (principalmente se levarmos em conta a capacidade gráfica do Xbox 360), a lentidão pode acontecer a qualquer momento. Mas é na última fase que a coisa fica preta, quando sua katamari ganha proporções astronômicas, fazendo com que quase todos os elementos do mapa fiquem visíveis ao jogador. Mesmo que não seja um momento graficamente impressionante, uma lentidão inexplicável toma conta do jogo.

A trilha sonora inusitada contém uma miscelânea de estilos, que vão da bossa nova à música eletrônica. Como de praxe, as melodias são empolgantes e mantêm o ritmo das partidas sempre animado. Nada mudou na parte dos efeitos sonoros: cada objeto coletado emite um efeito (ao que parece, todos reciclados dos jogos anteriores), criando uma sinfonia de ruídos e barulhos que acompanha o clima nonsense.

CONSIDERAÇÕES

"Beautiful Katamari" é uma extensão da série: pouco conteúdo inédito, mas a mesma diversão e animação contagiante de sempre. O multiplayer, ainda que limitado, compensa o curtíssimo modo para um jogador. É uma fórmula simples que, aliada ao estilo visual insólito e uma trilha sonora variada, consegue entreter até aqueles que tem pouco contato com os games.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Beautiful Katamari (Xbox 360)

    78 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Namco Bandai
    Lançamento: 15/10/2007
    Distribuidora:
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória, Xbox Live
    Outras plataformas: PS3
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host