UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Cloning Clyde

20/07/2006

da Redação
A Xbox Live Arcade, seção da rede online do Xbox 360 que traz jogos clássicos ou simples está se mostrando uma grande sacada da Microsoft em ampliar o público que tem os games como passatempo. Como são arquivos pequenos, funcionam muito bem com o canal de distribuição via internet da empresa.

"Cloning Clyde", no entanto, não se encaixa exatamente na linha de games simples que costumam ser os títulos originais da Live Arcade, mas é um dos que tem maior volume de conteúdo e modalidades, se aproximando mais dos jogos atuais. Acima de tudo, é divertido, seja pelo humor ou pela própria mecânica do jogo.

Socos, chutes, QI e humor

"Cloning Clyde" é um jogo ação de plataformas com elementos de quebra-cabeça, que remete a clássicos como "The Lost Vikings" e "Lemmings", porém, bem mais simples. O game traz elementos de combate, junção de DNA e, é claro, clonagem, permitindo controlar várias cópias de si mesmo.

O protagonista é um tipo tonto que aceitou participar de um experimento genético maluco pela promessa de receber 20 dólares pelo "trabalho". Agora, ele está tentando escapar desta enrascada. O humor dá a tônica: Clyde é uma figura caricata e está vestido apenas com uma "roupa" típica de hospital. Além disso, ele faz vozes cômicas.

O controle é o básico de um game de ação de plataformas, e traz comandos como saltos duplos. Além disso, ele pode ativar dispositivos e pegar objetos no chão e atirá-los. Para lidar com os inimigos, eles tem a disposição alguns golpes de kung fu e um superataque que é acionado ao adquirir determinada quantidade de DNAs, que estão espalhadas pelas fases. Por falar em itens, há alguns objetos secretos, como os bonecos Kenny.

Mas as habilidades de Clyde podem ser melhoradas ao usar máquinas que combinam genes. Ele pode ser juntar, em nível molecular, com galinhas, macacos, sapos e ovelhas, além de se fundir com um barril de pólvoras. Com isso, ele ganha habilidades como o vôo, no caso de se integrar com a ave. Naturalmente, isso aumentará os locais que o jogador poderá visitar e, assim, evoluir no game.

Outros elementos de quebra-cabeça incluem interruptores que acionam diversas geringonças. Ralos abertos levam o personagem a locais pré-determinados e para evitar isso é preciso tapar o buraco com algum objeto compatível. O foguete é um dispositivo multiuso: pode quebrar certas paredes, mas também serve para "transportar" o personagem para locais inacessíveis de outra forma. Essa animação é hilária.

Eu, eu mesmo e minhas cópias

Porém, umas principais mecânicas é o de fazer clones de si mesmo. A qualquer hora você pode repassar o controle para uma de suas cópias. Geralmente, eles servem para ganhar bônus ao levá-los à saída, e isso definitivamente é redundante - ainda mais quando são 20 clones. Mas o sistema é mais divertido quando as cópias estão em lugares que o "original" não pode acessar e, nesse caso, é preciso coordenar a ação das duas ou mais partes para resolver o quebra-cabeça.

Essas cópias podem ser controladas por outros jogadores, seja usando outro controle ou pela Xbox Live - ou as duas coisas ao mesmo tempo. Até quatro jogadores poderão cooperar nas 24 fases do game. Além disso, há estágios de treino e mais dez desafios extras. "Cloning Clyde" também traz modalidades versus, com fases diferentes, cujo objetivo é destruir as câmeras de seguranças dos oponentes. Nos testes, ocorreram atrasos esporádicos, e isso naturalmente atrapalha o bom andamento da partida.

O visual cartunesco do game combina com o clima de humor. As transformações do personagem, principalmente a da galinha, são hilárias, e as animações mais ainda. Tudo isso é combinado com efeitos sonoros também de desenho animado. A trilha musical é econômica, talvez de propósito para que o jogador possa colocar suas próprias músicas.

Clonando a tradição

"Cloning Clyde" é um jogo está num meio termo entre os jogos simples que estão na Live Arcade e os títulos "sofisticados" em DVD. Enfim, é um título que parece resgatar a era dos 16 bits. Há partes que não foram bem-resolvidas, mas oferece um nível de dificuldade adequado e equilibra elementos de ação e quebra-cabeças, tudo com boas doses de diversão. No fim das contas, oferece um bom retorno pelos cerca de US$ 10 pagos pelo game.

CONSIDERAÇÕES

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Cloning Clyde (Xbox 360)

    6 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: NinjaBee
    Lançamento: 19/07/2006
    Distribuidora: NinjaBee
    Suporte: 1-4 jogadores, Xbox Live
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host