UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Command & Conquer 3: Kane's Wrath

09/07/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
RTS para jogar em console
A saga da seminal franquia de estratégia ganhou mais um episódio em sua plataforma original, o PC, na forma da expansão do sucesso do ano passado, "Command & Conquer 3: Tiberium Wars" e agora chega ao Xbox 360 como um título avulso. Desta vez as atenções são todas voltadas para o vilão Kane, interpretado novamente pelo ator Joe Kucan, em campanhas segmentadas que tentam tapar buracos na cronologia da série. Claro, com direito a uma série de novidades, reviravoltas e um novo sistema de controle para o console.

Jogando com o bandido

Ao contrário dos outros jogos da franquia, a campanha principal de "Kane's Wrath" se volta totalmente para a Irmandade de Nod, com 13 missões divididas em três atos. O primeiro destes é o mais interessante. Nele ficamos sabendo como o vilão sobreviveu à 2ª Guerra do Tiberium, quando foi considerado morto, e seu súbito retorno no início de "Command & Conquer 3: Tiberium Wars".

Se tudo já parece confuso para aqueles que não são íntimos da mitologia da saga, tudo fica ainda mais complicado quando os atos seguintes dão saltos no tempo para mostrar eventos paralelos ou futuros ao que ocorre em "Tiberium Wars". Há muita intriga, traições e maquinações, mas só os fãs mais fervorosos (e com boa memória) conseguirão curtir todas as referências.

Como andar de bicicleta

Poder acima de tudo
Mesmo que você não se lembre da história ou simplesmente não dê importância para isto, jogar "Kane's Wrath" é como encarar qualquer outro jogo de estratégia em tempo real. Claro que com as devidas alterações, mas o foco é construir sua base próxima a alguma reserva energética, formar seu exército com uma estrutura básica para ter tudo rodando lisinho e partir para cima do inimigo da maneira mais rápida e brutal possível.

Como a ação é virtualmente idêntica ao anterior, a EA tentou dar novos ares à franquia introduzindo novas facções. Além das principais, GDI, Nod e a alienígena Scrin, cada uma delas recebeu duas ramificações - da GDI surgiram a Steel Talons e a Zocom, da Nod surgiram a Black Hand e a Marked of Kane e da Scrin surgiram a Reaper-17 e a Traveler-59. Nenhuma delas é especialmente inspirada, algumas com diferenças sutis, mas são elementos que dão mais peso e relevância a um jogo que sofre coma fratura da narrativa de sua campanha principal.

Isto porque estes novos grupos e suas peculiaridades são vistos principalmente no novo modo chamado Kane's Challenge. É um conjunto de missões avulsas com objetivos específicos criado especialmente para o console, e que substitui o modo Global Conquest do PC. São 10 missões para cada, o que, se somados aos cinco modos online, colaboram para tornar o pacote bastante robusto.

Proporções épicas
Como "Kane's Wrath" foi criado como uma expansão, os gráficos e o som seguem o mesmo padrão do jogo original, e não apresentam grandes problemas técnicos. Há ocasionais quedas na taxa de animação e momentos de lentidão online, mas na maioria das vezes tudo funciona como deveria. Claro, se você levar em conta que é um gênero que ainda não foi totalmente aperfeiçoado para o videogame de mesa, uma vez que há algumas limitações com a câmera e os controles.

Veteranos jogadores do PC dificilmente se acostumarão com a visão, que nunca parece se acertar, nem na velocidade nem em amplitude. Os comandos evoluíram bastante em relação a outras conversões da EA - agora a barra de unidades foi substituída por círculos que apresentam as opções a serem selecionadas com os analógicos - o que torna tudo mais rápido, mas que ainda não substitui o mouse e o teclado, principalmente em momentos mais tensos que requerem maior precisão.

CONSIDERAÇÕES

"Command & Conquer 3: Kane's Wrath" foi lançada como uma expansão de "Tiberium Wars" para PC e chega no Xbox 360 como uma continuação, uma vez que não necessita do jogo original para funcionar. Com o preço reduzido em relação ao anterior, é um pacote que, embora não traga grandes inovações ou uma narrativa consistente, tem uma grande produção e bastante conteúdo. Não há muita razão para encará-lo no videogame se você se considera um expert no estilo e tem um PC que rode jogos, mas os marinheiros de primeira viagem ou entusiastas da plataforma encontrarão muita coisa boa a explorar e uma mecânica sólida por trás de uma interface ainda não tão bem adaptada.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Command & Conquer 3: Kane's Wrath (Xbox 360)

    23 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: EALA
    Lançamento: 23/06/2008
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: Multiplayer online
    Configuração mínima: Windows
    Outras plataformas: PC
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host