Topo

Dance Central 3

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 09h30

"Dance Central 3" mantém a constante evolução da série, despontando mais uma vez como uma das melhores opções exclusivas para o Kinect na temporada.

O desafio continua alto, exigindo movimentos precisos, mesmo para passos mais complicados. Ao menos, há uma generosa oferta de opções de treino e partidas descontraídas que, ainda que não resolvam totalmente o problema, podem servir como porta de entrada ao game.

Introdução

A série de dança da Harmonix chega à sua terceira edição já com o status de uma das principais - e mais vendidas - grifes do Kinect.

Este episódio busca ir além do pacote básico de uma nova iteração, oferecendo não apenas gráficos mais polidos e uma setlist renovada, mas também um inusitado modo história e opções diversas para curtir "Dance Central 3", seja treinando ou jogando com amigos.

Pontos Positivos

Modo história

Pode parecer estranha a inclusão de uma campanha, mas a ideia funciona bem.

A história não chega a ser tão elaborada como em algum "Rock Band" (aliás, da própria Harmonix): o jogador viaja pelo tempo requebrando ao som de músicas de épocas variadas para deter um vilão.

Na prática, isso se reflete em setlist temáticas com hits dos anos 70, 80 e assim por diante. Tudo acompanha animações que fazem a história avançar e roupas condizentes ao período.

No mínimo, serve para fazer um belo tour por toda a (ótima!) seleção musical de "Dance Central 3".

Variedade de opções

Uma campanha com história, uma nova dificuldade bem suave para iniciantes, um completo modo de treino e opções para se exercitar são algumas das principais alternativas do variado cardápio de modalidades de "Dance Central 3".

A principal novidade fica por conta do Começar a Festa, que fica bem no menu principal e funciona para dançar quando quiser: basta pular na frente do Kinect que o jogo escolhe uma música ao acaso.

A opção é prática, especialmente em reuniões de amigos, e dispensa controles para selecionar músicas ou mesmo conhecer os menus para poder dançar logo e sem complicações.

Playlist variada e versátil

A história dividida em décadas diferentes dá bom direcionamento à lista de canções de "Dance Central 3". A seleção inclui clássicos fanfarrões das antigas, como "YMCA", "I Will Survive" e "Macarena" a hits pop mais recentes, a exemplo de "Sexy and I Know It", "Mr. Saxobeat" e "Moves Like Jagger".

"DC3" também preserva a opção vista já no game anterior - e nos primos da série "Rock Band" - de importar canções. Ou seja, é possível passar todas as músicas dos dois primeiros games para esta terceira versão e todos os conteúdos extras via download já funcionam de cara. Clique aqui para conferir a lista completa de músicas do "Dance Central 3".

Pontos Negativos

Difícil de aprender

Para alegria de uns e tristeza de outros, "Dance Central 3" ainda é um jogo difícil de aprender e dominar - isso, claro, se você se importar com a pontuação.

Os movimentos são complexos e precisos, verdadeiros passos de dança, que exigem treino e bom controle corporal. As opções de treinamento são excelentes, permitindo dançar mais devagar, isolar passos para treinar e até comparar a imagem do game com seus próprios movimentos (capturados pela câmera do Kinect).

Uma dificuldade extra para iniciantes torna as coreografias ainda mais suaves e a descontração do Começar a Festa incentivam a requebrar, perder a vergonha e refinar a habilidades, mas em comparação com outros títulos do mercado (em especial o rival "Just Dance"), "Dance Central 3" ainda pode ser muito complicado para alguns.

Nota: 8 (Ótimo)