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Defiance

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

05/06/2013 19h14

"Defiance" se desdobra para alcançar os diversos objetivos de seus criadores: é um MMO simplificado, é um projeto transmídia ligado à uma série de TV, é um mundo aberto persistente e um jogo de tiro. O jogo diverte, mas não realiza nenhuma dessas metas em seu potencial pleno.

Os defeitos falam alto, desde a trama fraca e mal apresentada até o combate pouco responsivo. Muita coisa está sendo aprimorada desde o lançamento, como é da natureza dos MMOs - e nisso a Trion Worlds é experiente. Ainda assim, há muito o que fazer. O game vale como uma porta de entrada neste gênero, desde que você mantenha suas expectativas baixas.

Introdução

Projeto ambicioso da Trion Worlds, "Defiance" é um misto de MMO e jogo de tiro em terceira pessoa - quase como um "Borderlands" com centenas de jogadores e um mundo persistente. Também é um projeto transmídia, diretamente ligado ao seriado exibido no SyFy Channel, com eventos que interligam ambas as histórias.

É um jogo mais simples do que a maioria dos MMOs e mais complexo, ao menos na parte de evolução de personagem, do que outros shooters. Poderia ser muito melhor e quem sabe em uma próxima investida, alcançe todo seu potencial. Do jeito que está, "Defiance" faz às vezes de experiência divertida mas não que não é cativante o bastante para você trocar seu "Halo" ou "Call of Duty" de todo dia.

Pontos Positivos

MMO para iniciantes

"Defiance" é mais complexo do que a maioria dos shooters atuais, ao menos no quesito evolução do personagem. Mas ainda assim, é mais simples do que outros MMOs, como "Star Wars: The Old Republic" ou "World of Warcraft", por exemplo. Os personagens não possuem classes pré-definidas e sim habilidades que são adquiridas e aprimoradas com o progresso do jogador.

Você seleciona uma habilidade principal inicial e vai distribuindo seus pontos a partir dela. É possível adquirir vantagens que melhoram seu desempenho em combate e moldar o personagem de acordo com seu estilo de jogo. Também há armas, granadas e trajes especiais que fazem toda a diferença no calor da batalha. Essas armas podem ser modificadas com itens adquiridos de inimigos ou nas várias lojinhas do game.

É preciso admitir: leva um tempo para se entender com a interface de "Defiance", principalmente nos consoles. Mas superado este obstáculo, você consegue desenvolver seu personagem relativamente rápido, sem a necessidade de ficar horas perseguindo inimigos menores para ganhar pontos de experiência.

Ação cooperativa

As missões de "Defiance" se dividem em vários tipos: temos missões principais, ligadas à trama central do jogo. Missões paralelas, desafios de pilotagem, missões episódicas - ligadas ao que está rolando na série de TV - e eventos que acontecem à céu aberto, onde qualquer jogador nas imediações pode participar, os 'Ark Events'.

Para a maior parte das missões, você pode formar grupos com até 4 jogadores, mas sem um grupo definido, qualquer um pode entrar na aventura e dar uma mão na briga contra os mutantes e monstros que assolam esse futuro pós-apocalíptico. E é aí que "Defiance" brilha, principalmente nos 'Ark Events', que podem reunir mais de cem pessoas na briga contra os monstros.

Você pode estar guiando um caminhão no meio de outra missão, olhar para o lado e ver um evento desses, com um chefão enorme lutando contra um bando de aventureiros. Basta girar o volante e atropelar o monstro, entrando na briga ao lado dos outros jogadores.

"Defiance" é muito mais satisfatório nessas horas, mas o jogo tem uma quantidade grande de missões que podem ser cumpridas sozinho, bancando o 'Lobo Solitário'. Essas missões menores ficam repetitivas rapidamente, mas ao alcançar áreas mais avançadas do jogo, as coisas melhoram e surgem aventuras mais diversificadas.

Fora da campanha principal, um modo multiplayer competitivo chamado "Shadow War" pode entreter os jogadores por um tempo, mas não é grande coisa. O destaque vai para as missões cooperativas, mapas abertos após realizar certos eventos da campanha e que permitem jogar partidas empolgantes com mais 3 companheiros, abatendo mutantes e cumprindo objetivos específicos.

Suporte constante

A Trion Worlds vem realizando várias mudanças e adições em "Defiance". Jogadores veteranos de outros MMOs sabem que isso é comum, mas não é algo que se vê todo dia nos consoles. Desde o lançamento, o jogo recebeu novas cenas de animação, melhorias no sistema de combate e ajustes nos veículos, entre muitas outras coisas.

Eventos envolvendo episódios da televisão rolam com frequência, o que aproxima o jogador do seriado do SyFy Channel - que é, inclusive, exibido no Brasil - e rendem prêmios como trajes exclusivos para quem completar as missões, que não ficam disponíveis por mais do que algumas semanas. No final da primeira temporada, acontecimentos do jogo afetarão a trama da TV e vice-versa.

Pontos Negativos

Atualizações cansativas

Um grande problema de "Defiance", ao menos nos consoles, é o sistema de atualização do game. Ok, é legal ter conteúdo novo e correções quase semanais, mas ser obrigado a esperar o download desse conteúdo após entrar no jogo é cansativo e entediante. Você fica lá, esperando a taxa de download melhorar, a barra de atualização encher... enquanto o tempo passa.

Uma atualização grande pode levar mais de uma hora, e isso com uma conexão de internet bastante decente. No PC você sempre pode sair e fazer outra coisa, em outra janela. Não é esse o caso no PS3 ou no Xbox 360.

Trama mal apresentada

Embora seja ligada diretamente a um seriado de TV em andamento, a trama de "Defiance" é muito mal apresentada: você joga com um Ark Hunter, um personagem mudo, que se limita a cumprir missões para militares, cientistas ou para uma garota alienígena que vai lembrá-lo constantemente que personagens femininas bem desenvolvidas como a mais recente Lara Croft ou Clementine de "The Walking Dead" são exceção e não a regra.

A história é a seguinte: após uma guerra contra os alienígenas Votan e catástrofes envolvendo um processo de terraformação, o mundo se encontra destruído. Os Votan e os humanos se unem - ainda que de forma frágil - para encarar outros perigos, como os mutantes e criaturas monstruosas.

No game, você explora a região de San Francisco, nos EUA, após um acidente, em busca do cientista Karl Von Bach e de tecnologia alienígena que pode salvar a raça humana... é tudo bem clichê, mas serve como desculpa para as missões divertidas, exploração, corridas de quadriciclo e batalhas com centenas de jogadores ao mesmo tempo.

Tiroteio fraco

A Trion Worlds é experiente quando o assunto são MMOs: é a produtora de "Rift", de onde "Defiance" puxa o conceito de seus Ark Events. Porém, este é o primeiro shooter da empresa e isso é perceptível até demais. Os tiroteios em "Defiance" são constantes, mas não passam a emoção do combate. Os disparos não parecem ter peso ou impacto e as armas não tem uma resposta decente nos controles.

Em RPGs online medievais, como "Rift", tudo bem. Você aceita a idéia de clicar e deixar as estatísticas duelarem. Mas "Defiance" é um jogo de tiro em terceira pessoa, nos moldes de "Borderlands". E nesse gênero, é preciso transmitir adrenalina para o jogador. Cada arma deve ser diferente e passar uma sensação empolgante, coisa que simplesmente não acontece.

Nota: 6 (Razoável)