UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Fight Night Round 3

02/03/2006

da Redação
Pense rápido: antes da série "Fight Night" em 2004 - ainda sem o "Round" no título-, qual era o game de boxe mais bacana do mercado? Por certo, à mente dos jogadores, digamos, mais experientes, pode até surgir o nome do clássico "Punch Out", da geração de 8 e 16 bits.

A verdade é que não faltaram tentativas para simular o esporte nos videogames, mas nenhuma franquia o fez tão bem quanto "Fight Night", que chega à próxima geração de consoles em uma versão que somente comprova o potencial da série, tornando-a uma campeã ainda mais unânime.

"Fight Night", que ousou abordar o pugilismo com simplicidade, eficiência e, principalmente, intuição, no Xbox 360 mostra fôlego e preparo para ficar no ringue, praticamente imbatível, por tempo indeterminado. Quem está familiarizado com a série não vai demorar muito a pegar o esquema no console de nova geração da Microsoft.

Pegue o controle e vista as luvas

Com a alavanca analógica direita - e o botão de soco, claro -, o sistema Total Punch Control funciona pleno, de acordo com a combinação de direções executada. Um gancho de direita, por exemplo, é executado com um movimento de meia-lua à direita e partindo para o alto, enquanto um direto de esquerda é feito acionando o direcional para diagonal superior da esquerda, obviamente.

Existem também os movimentos defensivos, que também são obtidos de maneira bem intuitiva, como as esquivas através do direcional e os bloqueios, acionados com o gatilho direito. O indispensável clinch e as provocações também têm presença garantida no cardápio de movimentos de "Fight Night Round 3".

Quem faz a sua estréia na série são os chamados Impact Punches que, como o próprio nome sugere, consistem em golpes que, quando bem encaixados, podem mudar a sorte do jogador. Na verdade, eles nada mais são que uma variação dos conhecidos haymakers, consistindo em combinações mais complexas com a alavanca, mas com poder compensadoramente avassalador, pois fazem o adversário beijar a lona imediatamente. É o caso do Flash KO, um movimento lento e que deixa o seu lutador inevitavelmente desprotegido por alguns segundos. Enquanto isso, o Stun Punch "desarma" o adversário, bastando mais um bom soco para colocá-lo abaixo.

O controle, então, se transforma literalmente em uma extensão das mãos do jogador, e a impressão é de domínio total sobre o boxeador na tela. É claro que, para os novatos, o início pode ser um pouco confuso, mas não é nada que alguns instantes de treinamento não resolvam.

Do anonimato ao auge

O modo principal, como de costume, é o Career, que oferece ao jogador a oportunidade de criar o seu próprio boxeador ou então assumir a pele de uma das lendas do boxe e levá-la do anonimato ao estrelato. Aqueles que gostam de gastar um bom tempo criando personagens encontrarão um verdadeiro banquete, tal o nível de detalhes que o jogo permite personalizar - certamente, o jogador conseguirá construir um boxeador parecido com ele ou com um amigo, por exemplo, o que garante às lutas uma dose extra de diversão.

Rosto, porte físico, estilo de boxe, características, enfim: tudo pode ser determinado pelo jogador. Concluída a construção do personagem, é hora de transformá-lo em um lutador de verdade e, para tanto, será preciso passar pelas sessões de treinamento, que nada mais são que minigames, nas mais variadas técnicas. É possível determinar que o computador as faça por você ou colocar a mão na massa e tentar obter o melhor desempenho possível, que se traduz em um maior número de pontos para aprimorar o lutador.

De resto, o modo inclui as opções triviais, como a assinatura de contratos, ou seja, as lutas e desafios que surgem para o seu boxeador na caminhada rumo ao topo do ranking; ou então a loja, na qual você torra o dinheiro ganho nos combates comprando equipamentos e acessórios.

Traçar uma carreira em "Fight Night Round 3" não é lá algo muito variado, pois, passados alguns minutos e lutas, não existe muitas variações ou surpresas para quebrar a rotina dos socos, treinos e socos. Sequer o desafio é dos mais cabeludos, ao menos nos primeiros combates. Depois que se pega o jeito da coisa, são raros os lutadores controlados pelo CPU que conseguem colocar você na lona.

Para não dizer que o Career não traz nenhuma novidade, existem agora as rivalidades: com o passar das lutas, você "conquista" rivais, que cruzarão o seu caminho diversas vezes. A diferença entre os combates convencionais e aqueles comuns se resume a animações especiais e à tendência do adversário em utilizar certos movimentos ilegais - não, morder a orelha não está entre eles.

O modo ESPN Classic constitui outro elemento que não tem faltado aos jogos esportivos da EA, que é o "cantinho da nostalgia". Se você é um fã de boxe, certamente vai gostar de reviver alguns dos grandes combates do esporte, como Ali vs. Frazier, só para falar um exemplo.

E, claro, "Fight Night Round 3" é abrilhantado pela presença de lendas do esporte, como o já citado Muhammad Ali, além de Oscar de La Hoya, Sugar Lay Leonard, Evander Holyfield etc. Eles podem ser escolhidos sem cerimônias no modo Play Now, para lutas rápidas.

Ao vencer as lutas do ESPN Classic equipamentos especiais são destravados para escolha do jogador. Mas vale dizer que faltou um pouco de autenticidade aos combates, pois alguns têm até efeitos de laser e propagandas de fast food, coisas que, obviamente, não condizem à época. Ao menos, se falta realismo dentro do ringue, antes do início é exibido um histórico da luta e dos boxeadores em questão, o que ajudará a enriquecer seus conhecimentos sobre o esporte.

Mas a verdadeira diversão do game está no modo multiplayer, seja nos combates através da Xbox Live ou mesmo na sala da sua casa, com dois controles. Raros são os jogos esportivos tão interessantes de experimentar com adversários de carne e osso como é "Fight Night Round 3".

Recauchutagem de luxo

A grosso modo, o visual e o próprio estilo de "Fight Night Round 3" continua idêntico ao das versões anteriores, tendo recebido somente uma "roupagem" de nova geração, o que é possível perceber nos modelos de lutadores extremamente realistas, tanto na expressão facial quanto nas reações diante dos socos, na musculatura ou mesmo no suor que escorre pelo corpo.

E todo esse arrojo visual não está presente apenas por "perfumaria". No jogo, cada lutador tem seu estilo de luta muito bem definido e você consegue diferenciar as nuances de defesas e socos perfeitamente, além de avaliar o estado de saúde do boxeador apenas observando sua expressão ou mesmo a postura do corpo.

Os momentos-chave, como o golpe que leva o adversário à lona, são reproduzidos em close e câmera lenta, permitindo conferir em ainda mais detalhes o rosto castigado dos lutadores.

Quanto ao som, o trabalho executado é simplesmente sensacional, recriando uma atmosfera emocionante para as lutas, seja no simples soar do gongo, no chiado característico de quando um soco passa reto ou no ruído das pancadas certeiras. Isso sem falar na torcida e nos comentários de Joe Tessitore.

CONSIDERAÇÕES

Diferentemente de "FIFA", a série "Fight Night Round" evoluiu e tirou vantagem do potencial do Xbox 360, dando aos fãs um game muito divertido, principalmente quando jogado online ou na companhia de amigos. Faltou um pouco de criatividade ao modo de carreira, mas, no geral, o título cumpre o seu papel com louvor.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Fight Night Round 3 (Xbox 360)

    92 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: EA Sports
    Lançamento: 20/02/2006
    Distribuidora: EA Sports
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória, Xbox Live
    Outras plataformas: PSP PS2 XB
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host