UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Halo Wars

06/03/2009

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
A luta continua
Depois de bater recordes de vendas com sua trilogia "Halo", que se tornou referência entre os jogos de tiro em primeira pessoa para consoles, a Microsoft resolveu explorar outra vertente de sua valiosa franquia e apostar em um jogo de estratégia em tempo real. O trabalho ficou sob os cuidados da veterana Ensemble, criadora de clássicos do gênero como "Age of Empires", que viu este projeto como seu canto do cisne depois de severos cortes de pessoal promovidos pela criadora do Xbox 360, mesmo com um excelente histórico de sucessos.

Passado estratégico

Sabendo das limitações de controle nos consoles domésticos, a Ensemble resolveu simplificar vários aspectos comuns no gênero de estratégia em tempo real no PC para criar "Halo Wars". O jogo conta com um sistema muito simples de comandos, em que basta apenas alguns botões para levar suas tropas ao combate.

Cinco minutos de demonstração
Para o básico, é necessário posicionar o cursor sobre uma unidade, selecioná-la com o botão A e usar o X para apontar o local para onde deseja deslocá-la; se houver um inimigo ali, ele será atacado automaticamente. O botão Y aciona poderes especiais característicos de cada tipo de veículo ou batalhão, como a habilidade de lançar granadas ou atropelar inimigos. Por fim, com os botões superiores, é possível selecionar todas as unidades que o jogador possuir, seja de uma vez só ou apenas as que estiverem aparecendo na tela, como navegar por tipos específicos individualmente.

O resto da dinâmica de jogo também é bem simples e direta, tanto no gerenciamento de tropas, construção de bases e objetivos a serem completados. Primeiro porque as bases tem locais específicos e limitados para a construção de estruturas, impedindo que o jogador gaste tempo tentando posicionar dezenas de construções em um espaço limitado para angariar recursos ao máximo antes de lutar. Segundo porque as missões são rápidas, com ordens expressas, que forçam o jogador a ser ligeiro e agressivo.

É um estilo diferente da maioria dos jogos do gênero, privilegiando o gerenciamento de recursos e unidades limitadas para o cumprimento das missões, em vez do planejamento. Não é tão recompensador, é verdade, mas se encaixa dentro da proposta da Ensemble em criar algo ágil e voltado para o fã da grife, acostumado com ação ininterrupta. Isto pelo menos na campanha principal, que engessa muita da flexibilidade do jogo para ater aos fatos narrados pelo roteiro que se passa vinte anos antes da trilogia de tiro - sem o Master Chief.

Multiplayer revelador

Controle o campo de batalha
O potencial do jogo se revela nas partidas multiplayer online, quando as escolhas ficam mais relaxadas para permitir que jogadores curtam a facção Covenant. As partidas para múltiplos usuários suportam dois times com até três pessoas cada e 14 mapas disponíveis. Há também possibilidade de jogar com um amigo a campanha principal, jogar em cenários individuais contra o computador e até partidas customizadas.

Se algumas das opções parecerem demais com as de "Halo 3", não ache que foi mera coincidência. A Ensemble fez um esforço tremendo para encaixar seu novo jogo de maneira orgânica ao universo já estabelecido de "Halo", copiando desde o estilo dos menus, design de personagens e áudio. Um jogador menos informado, a julgar pela apresentação, poderia jurar que "Halo Wars" também foi feito pela Bungie, também graças ao grande apuro visual dos cenários, efeitos de luz e as incríveis cenas que desenrolam a história - mostradas entre os estágios em CG, com produção impecável. No aspecto técnico o jogo só fica a dever mesmo pelo excesso de lentidão quando há muitos elementos na tela simultaneamente.

CONSIDERAÇÕES

Em seu primeiro jogo fora do gênero de tiro em primeira pessoa, a franquia "Halo" continua a manter a qualidade. Embora "Halo Wars" seja mais raso e limitado do que seus concorrentes em sua campanha principal, o jogo ainda consegue mostrar versatilidade no modo multiplayer, revelando o talento do saudoso estúdio Ensemble no segmento. Com controles simples e eficazes, além de uma boa variedade de mapas e extras, é uma boa pedida não só para os fãs da grife, mas também para os admiradores do gênero, principalmente aqueles com pouca familiaridade.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Halo Wars (Xbox 360)

    62 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Ensemble Studios
    Lançamento: 03/03/2009
    Distribuidora: Microsoft
    Suporte: Cartão de memória, Xbox Live
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host