Topo

Just Dance 4

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 09h30

Em sua quarta edição principal, a série de dança da Ubisoft abraça de vez o estilo fanfarrão que cultivou ao longo dos anos, oferecendo uma variada e divertida lista de músicas e coreografias hilárias e extravagantes - tudo isso sem exigir precisão extrema de quem joga para ganhar pontos e se dar bem.


O game preserva boas características do passado, como suporte para quatro jogadores simultâneos e rotinas de dança especiais para fazer exercícios e queimar calorias, mas carece de novidades.

Do jeito que saiu, "Just Dance 4" não justifica ser lançado em disco e parece mais um pacote de expansão de luxo com novas músicas - que poderiam muito bem ter sido lançadas por download - do que exatamente uma nova versão.

Introdução

"Just Dance" nasceu de forma tímida como jogo exclusivo para Wii, mas o sucesso e a chegada de novos controles de movimento logo levou a franquia para outras plataformas.

Agora em sua quarta versão principal (sem contar diversos títulos paralelos), a franquia se dá ao luxo de refinar seus principais trunfos e focar menos em inovações.

De maneira geral, "Just Dance 4" é, assim como os anteriores, um jogo de dança fácil de jogar e pouco desafiante, mais apropriado para curtir em grupos de amigos.

Pontos Positivos

Coreografias engraçadas

O visual colorido, as listas de músicas sempre ecléticas e a própria proposta descontraída de "Just Dance" deram para a série ao longo dos anos um jeito mais festivo e fanfarrão.

"Just Dance 4" capitaliza em cima disso, apresentando coreografias variadas e extremamente hilárias. Isso se reflete no visual do jogo em si, que mantém figuras em cores gritantes e trajes bizarros que, invariavelmente, geram algumas boas risadas - quando não o sentimento de vergonha alheia.

A mecânica continua suave e não exige precisão extrema nos passos para fazer pontos e se dar bem, o que é ótimo para situações de festas e grupos de amigos jogando, em que nem todo mundo tem habilidade (ou está com disposição) para jogar de forma séria e concentrada.

No Xbox 360 há uma função exclusiva que captura alguns dos passos de dança da apresentação e cria um pequeno clipe da performance que pode ser salvo e compartilhado. Em contrapartida, o console perdeu a opção de criar coreografias.

Ótima lista de músicas

"Just Dance 4" não nega sua raíz pop, mas capricha na variedade de estilos e artistas em sua playlist básica. A seleção pega desde o rock clássico de Elvis Presley, com "Jailhouse Rock", até hits recentes como "Call Me Maybe", de Carly Rae Jepsen, e "What Makes You Beautiful", do One Direction.

Outras escolhas extravagantes e engraçadas são "Asereje", das Las Ketchup, "Never Gonna Give You Up", de Rick Astley, e "Livin' la Vida Loca", de Ricky Martin. Clique aqui para conferir a lista completa de músicas do "Just Dance 4".

Pontos Negativos

Não justifica o disco

"Just Dance 4" não justifica seu lançamento em disco. Menos ainda o preço mais caro que ganhou no Brasil em relação a "JD3".

O jogo não traz novidade alguma à mecânica e nem mesmo ao visual, limitando-se a apresentar uma nova lista de músicas. Para piorar, não é possível importar músicas de jogos anteriores.

Seria muito mais prático poder fazer as músicas de jogos antigos funcionarem no mais recente (a exemplo do que faz "Dance Central 3") em vez de trocar discos para curtir outras canções.

No final das contas, faria muito mais sentido distribuir "Just Dance 4" (ou apenas suas músicas, a única novidade do game) via download ou em um disco com preço mais camarada.

Nota: 8 (Ótimo)