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Kinect Disneyland Adventures

CLAUDIO PRANDONI

da Redação

17/11/2011 10h12

"Kinect Disneyland Adventures" é um verdadeiro ingresso virtual para visitar a Disneylândia quando quiser - e sem filas, o que é ainda melhor! O visual lindo recria com perfeição a sensação de estar na terra da magia original, tudo isso aliado ao carisma dos personagens Disney e minigames criativos perfeitos para jogar em família, que compensam até os controles problemáticos e ausência de algumas atrações.

Introdução

No final de 2010 o Kinect chegou arrasador, prometendo revolucionar a maneira de controlar jogos de videogame ao transformar o próprio usuário no joystick.

Contudo, a falta de bons títulos para o console em 2011 colocou em debate se vale a pena ter o acessório ou não.

"Kinect Disneyland Adventures" foi uma das armas mostradas pela Microsoft na E3 2011 para enriquecer a biblioteca do periférico e traz uma divertida premissa: proporcionar um passeio completo à Disneylândia original, que fica na Califórnia, nos Estados Unidos, incluindo aí abraços no Mickey, fotos com o Pato Donald e diversos minigames nas atrações do parque.

Pontos Positivos

Recriação fiel

O game acerta em cheio na sua principal promessa: recriar um passeio para a Disneylândia no conforto do lar. O visual é rico e brilhante e cada rua, arbusto, lojinha e atração é construído com carinho e variedade de detalhes.

Quem já foi à tal Terra da Magia vai se emocionar em caminhar - ainda que virtualmente - pelas mesmas vielas, enquanto quem nunca foi à casa do Mickey pode conhecer direitinho sem sair de casa.

Ótimo para jogar em família

"Kinect Disneyland" é um título perfeito para pais aproveitarem com os filhos. Todos os minigames apresentam opção de multiplayer para até duas pessoas e é só pular na frente do Kinect para ele colocar a pessoa na partida.

Todas as brincadeiras são fáceis de aprender e é impossível perder - inevitavelmente você chega ao fim de cada trecho - mas há segredos e recordes para bater que prendem a atenção até dos mais grandinhos.

Visual lindo

"Kinect Disneyland" não é exatamente o jogo com visual mais impressionante do Xbox 360, mas faz um trabalho excelente em construir uma Disney digital crível e bonita. Efeitos de luz competentes dão realismo às construções do parque, enquanto os icônicos personagens da empresa aparecem com cores vibrantes e boa modelagem, de dar inveja às produções em CG mais badaladas do mundo da animação.

Claro, há alguns erros de colisão e animações desengonçadas aqui e acolá, mas são pequenos errinhos que não comprometem a brincadeira.

Dezenas de colecionáveis

Uma das atrações mais marcantes (e caras!) de um passeio à Disneylândia é colecionar broches (chamdos pins, em inglês) e outros cacarecos com duas orelhinhas de rato ou outros símbolos dos heróis da casa. Isso aparece também com riqueza em "Kinect Disneyland": além de coletar broches é possível colecionar fotos, autógrafos e até partir em busca das dezenas de Hidden Mickeys - ícones do ratinho Mickey Mouse que existem no parque de verdade e também estão aqui.

Para completar, as várias lojinhas do parque também contam com ampla variedade de chapéus, camisetas e fantasias para vestir seu personagem que vão deixar os colecionistas - mirins ou adultos - ocupados por um bom tempo.

Legendas em português

A Microsoft mantém o consistente e ótimo trabalho de localizar seus títulos mais importantes e traz "Kinect Disneyland" com legendas em português. O trabalho é formidável, ainda que alguns erros de gramática e interpretação tenham passado batido.

O serviço ficaria ainda mais bacana se contasse também com as vozes em português, que marcaram gerações e gerações de crianças, mas o fato de possuir legendas competentes já auxilia imensamente quem joga.

Pontos Negativos

Kinect mal calibrado

Mesmo um ano após o lançamento do periférico, a Microsoft parece ainda não dominar completamente o Kinect. A movimentação em "Kinect Disneyland" é desengonçada e cansativa: para andar você deve apontar a direção que deseja ir, fazendo assim seu personagem andar pelo parque. No começo é divertido, mas logo fica repetitivo e cansativo. Pior ainda: o jogo só aceita que você jogue de pé, então ao final de uma sessão de jogatina a impressão é de ter visitado e andado pela própria Disney de tão cansadas que suas pernas estão de ter ficado de pé.

Bem que a produtora Frontier poderia ter sido mais versátil e colocado uma opção de usar o controle para movimentar normalmente pelo parque e utilizar o Kinect apenas em minigames e outras funções.

Outra reclamação: a função de comandos por voz só funciona se você configurar o idioma do seu console para inglês e a região para Estados Unidos. O problema é que assim você não consegue jogar com legendas em português, já que elas funcionam apenas com o videogame configurado para o idioma português.

Minigames pouco fiéis

A ideia de criar minigames baseados nas atrações da Disney é bacana, mas faltou fidelidade. Enquanto alguns - como Peter Pan's Flight e Haunted Mansion - criam versões bonitas e mais fantasiosas dos passeios, outros são situações originais que geralmente não representam o passeio. Seria mais coerente recriar virtualmente o passeio em si, como acontece com as xícaras do Chapeleiro Louco e os Dumbos voadores.

Atrações "censuradas"

Por mais que o visual e o mapa recriem fielmente a Disneylândia original, da Califórnia, o traçado não é 100% fiel: atrações do Indiana Jones, Guerra nas Estrelas e Roger Rabbit, por exemplo, estão ausentes.

Não há explicações para os passeios "censurados", mas provavelmente se tratam de problemas de licenciamento. No lugar o que se vê são construções genéricas que lembram superficialmente as atrações em questão.

Nota: 7 (Bom)