Topo

Michael Jackson: The Experience

03/12/2010 10h00

Embalada pelo sucesso da fórmula criada na franquia "Just Dance", em que jogadores dançam ao ritmo de músicas pop imitando os passos de uma pessoa na tela com o Wii Remote em mãos, a Ubisoft alça voo alto com uma marca das mais valiosas do mundo entretenimento: o rei do pop, Michael Jackson.

Este "Michael Jackson: The Experience" está para "Just Dance" assim como "The Beatles: Rock Band" está para a série "Rock Band": é uma versão temática, polida e nostálgica de uma grife já bem sucedida.

Simples, dançante e competente

A lista de músicas compreende diversos hits do astro, desde as consagradas "Thriller", "Billie Jean", "Beat It", "Bad" e outras até canções mais calmas e menos populares, como "Heal the World".
 

Trailer de lançamento

Assim como a seleção de faixas, a dificuldade varia bastante, inclusive em cada canção, já que é possível optar por dançar como Michael ou um dos dançarinos de apoio - como é de se esperar, MJ apresenta coreografias mais complicadas.

No mais, é a mesma mecânica de "Just Dance": basta segurar o Wii Remote firme e imitar o que os personagens fazem na tela. É possível jogar sozinho ou em até quatro pessoas simultaneamente, cada um escolhendo a coreografia que desejar. Claro, como o controle em mãos é a única comunicação com o videogame, é possível trapacear levemente ignorando todos os movimentos de perna - mas até aí, parte da experiência de "Just Dance" e aqui em "MJ: The Experience" é justamente incorporar totalmente a brincadeira.

Se tiver dificuldades, é possível habilitar vídeos de treinamento acumulando estrelas concedidas ao fim de cada performance. Apresentados por ex-dançarinos de Michael, os segmentos são realmente úteis, mas bem que poderiam vir logo de cara - fazer a galera errar e suar para só depois ensinar como dançar chega a ser maldade, Ubisoft.
 

Veja trecho de "Smooth Criminal"

Os clipes não são produções das mais arrojadas, mas são eficientes e quando possível possuem algum efeito especial ou referência a clipes de Michael - como ele jogando uma moeda no início de "Smooth Criminal".

Pena que, diferente de "Beatles: RB", falte um tipo de arquivo histórico em "MJ: The Experience". Seria bacana poder rever clipes de Michael ou mesmo fotos e curiosidades de sua carreira direto do disco. Contudo, seria mera perfumaria: na parte principal o game funciona bem, com capricho e variedade.

Nota: 8 (Ótimo)