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MotoGP 10/11

22/03/2011 19h43

Quem gosta do campeonato de motovelocidade sequer imagina o quão apurada é a técnica de seus pilotos. Diferente de estar a bordo de um carro, as magrelas são mais perigosas e rebeldes - e o para-choque é o capacete do piloto. Entretanto, dá para ter alguma noção de como é estar em cima de duas rodas com "Moto GP 10/11".

Antes de sair na disputa contra Valentino Rossi e os outros motoqueiros, é necessário vir de baixo e aprender os fundamentos. O modo Championship tem início nas 125cc e vai mostrando a evolução do jogador, passando pela Moto2, e só depois disso que os jogadores poderão entrar na categoria principal.

Em sua jornada em busca dos maiores pilotos o game vai mostrando um robusto sistema de evolução de carreira, dando ao jogador a oportunidade de melhorar a sua equipe e sua motoca. De longe é um dos modos de carreira mais bem elaborados que existe no gênero de corrida.

Derrapando na curva

Uma das coisas mais interessantes é a forma que o desenvolvimento da equipe vai se desenrolando e criando sua reputação, o jogo mostra diversos problemas técnicos, como nos gráficos e inclusive um simples tutorial que poderia ao menos ensinar o básico da direção sobre duas rodas.

Simulador busca caprichar no realismo
O "Moto GP 10/11" atira para tudo que é lado, desde aqueles que nunca sequer encostou em um jogo de corrida de motocicletas, passando por aqueles que já jogaram "Suzuka 8 Hours" até para os experientes e fãs de simulação. Cada nível de dificuldade possui uma configuração de assistentes, como controle de tração, freios automáticos ou transferência de peso. Infelizmente, para fazer uma escolha personalizada desses recursos não é uma tarefa fácil, já que o menu para isso está escondido.

Entretanto, é necessário avisar aos novatos que mesmo com todas as assistências ligadas, será muito difícil chegar em primeiro lugar. Principalmente por que o jogo não se esforça para ensinar a forma de direção em cima de uma moto, algo que poderia ser copiado da série "Gran Turismo" e situar melhor os jogadores.

Além disso, o grande simulador de corridas sobre duas rodas tem algumas falhas exatamente nos pontos nos quais ele deveria ter mais foco, como a transferência de peso dos pilotos e se agachar para conseguir uma aerodinâmica melhor. No primeiro caso, a resposta dos pilotos é muito lenta, o que acaba atrapalhando em trechos complicados da pista, como curvas em S e chicanes. Já aproximar o corpo do piloto junto ao tanque de combustível permite pegar o "vácuo" de pilotos distantes.

Os gráficos de "MotoGP 10/11" também desapontam e mostram poucas melhorias em comparação ao game anterior, mesmo se for comparado com outros games de corrida do mercado é possível reparar que o game não possui efeitos como iluminação dinâmica e reflexos. O pior é notar que mesmo com belos modelos poligonais, as motos são cobertas com texturas em baixa resolução, o que acaba dando a impressão de ser um jogo da geração passada.

Na parte dos traçados existe uma inconsistência notável de qualidade. Enquanto alguns circuitos são tão belos como os de "Forza Motorsport 3" e "Gran Turismo 5", outros parecem feitos às pressas e não possuem o mesmo nível de detalhamento.

Mesmo com muitos problemas técnicos, "MotoGP 10/11" mostra que tem diversos pontos positivos, como o seu fantástico modo multiplayer para até 20 jogadores simultâneos. Nesse modo é possível jogar com jogadores de todos os níveis de habilidade e ainda conseguir uma boa disputa sem quedas de conexão ou lags (redução de velocidade de conexão que podem atrapalhar os jogadores) - diferente de muitos jogos de corrida que estão por aí.

Nota: 5 (Medíocre)