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MX vs. ATV Reflex

13/01/2010

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
A série "MX vs. ATV" já se tornou uma das franquias tradicionais da THQ, produzida sempre pelo Rainbow Studios, que começou no ramo justamente com games de corridas off-road para PC, como os "Motocross Madness".

Este novo exemplar, "MX vs. ATV Reflex", funciona como um recomeço para a marca, já que conta com um novo motor gráfico e controles remodelados para tentar criar uma maior sensação de realismo.

Burocracia e obstáculos dinâmicos

Deformação de terreno é destaque
Como o título implica, o foco está na pilotagem de motos e quadriciclos. Não há grande inspiração na forma em que tudo é apresentado, com uma interface bastante burocrática e o conteúdo que todos esperam de um game como este. Há uma série de modalidades bem distintas, como as corridas de circuito aberto ou disputas por pontos de acrobacias. A variedade também aparece na quantidade de provas, acessórios e veículos para deixar seu piloto sempre ocupado.

As novidades tornam o conteúdo mais interessante, como é o caso do sistema de comandos Reflex. Quando aplicável, o jogador controla o veículo e o piloto de maneira independente, com o uso das duas alavancas analógicas. Assim, em uma curva fechada, por exemplo, é possível regular a inclinação do piloto para realizar uma manobra curta e limpa. O mesmo vale para saltos ou para ajustar a performance do veículo de acordo com as imperfeições do terreno. Combinações entre um botão superior e a alavanca direita realizam as manobras especiais, sempre essenciais para garantir pontos em determinadas situações.

A deformação de terreno também é bacana. O computador analisa a forma que os pilotos cruzam o solo e não só cria marcas de pneus, mas também movimenta grama, areia e lama para outros pontos da pista. O dinamismo do cenário insere um fator de imprevisibilidade nas disputas, já que alguns novos montes de terra no meio do caminho podem causar tombos ou desvios inoportunos. No modo offline não chega a causar tanto impacto diante de comportamentos robóticos dos adversários, mas em disputas online contra competidores humanos a proporção aumenta.

A Rainbow também tentou incrementar outros aspectos técnicos e retrabalhou os gráficos de suas criativas pistas de corrida - a os trajetos são sempre interessantes e variados, com obstáculos colocados em pontos estratégicos. A performance das corridas é boa, mas os visuais são irregulares, com algumas texturas de baixa resolução e modelos pouco detalhados. O áudio também sofre deste desequilíbrio e altera alguns bons efeitos com uma narração grotesca e músicas apáticas.

CONSIDERAÇÕES

Como nem todos são praticantes de supercross ou motocross, é difícil julgar se "MX vs. ATV Reflex" é um simulador tão realista das modalidades quanto games como "Gran Turismo" ou "Forza" são fiéis a corridas de carro. Enganar, ao menos, ele parece conseguir e apresenta um sistema de deformação de terreno interessante, junto com novos comandos que aumentam o controle sobre o piloto. Tais características, juntas a muitas pistas e modalidades, tornam o game interessante para fãs de corrida e contornam a apresentação irregular e burocrática do título.

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    MX vs. ATV Reflex (Xbox 360)

    imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Rainbow Studios
    Lançamento: 01/12/2009
    Distribuidora: THQ
    Suporte: 1-2 jogadores
    Outras plataformas: DS PS3 PSP
    RecomendadoAvaliação:
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