UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Xbox 360

Naruto: Rise of a Ninja

15/11/2007

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
O que é? Tem traje laranja, a cabeleira loira e espetada, e vem de um desenho animado famoso. Não, não se trata de Goku, de "Dragon Ball Z", mas "Naruto", o ninja que é um dos personagens mais cultuados no momento,, ao menos no círculo dos adoradores de mangá e anime. Com esse status, não é surpresa a profusão de games já feitos sobre a obra, de títulos de luta a RPG, mas a qualidade da maioria deixa a desejar.

"Naruto: Rise of a Ninja" é único por vários aspectos. Para começar, é o primeiro a ser feito por uma produtora fora do Japão, a famosa Ubisoft, de "Splinter Cell" e "Prince of Persia". Depois, o estilo de jogo também é bastante ocidental, calcado em exploração de um mundo aberto. Tanto em escala como em qualidade, o game supera todos os títulos baseados no desenho animado.

Recapitulando Naruto

Herói veloz
"Rise of a Ninja" é um jogo de ação em terceira pessoa e pode ser considerada uma espécie de "Grand Theft Auto" seguro para jovens. Há cenas de violência e sangue, mas de forma sutil (a classificação etária do game é T, para a faixa dos 13 anos em diante). Os episódios ressaltam mensagens sobre lealdade e amizade. O título traz uma modalidade de história com bom volume de conteúdo, além de um ótimo modo online.

A história do game acompanha os 80 primeiros episódios da série de TV, quando o protagonista deixa de ser um aspirante para virar um chunin, ou seja, um ninja de nível intermediário. Como o game conta, Naruto é um órfão que abriga um terrível demônio dentro de seu corpo. O jovem começa desacreditado (é o único que não passou em um exame), mas, a medida que evolui, passa a obter o respeito da comunidade.

Mesmo quem não conhece o desenho, não deve encontrar resistência. Primeiro, porque "Rise of a Ninja" não depende do anima (mas o aproveita muito bem), e, depois, o game é rico em material vinda obra original. Quase todas as cenas não-interativas vêm diretamente do anime e funcionam como um resumo, pois pescam os principais eventos da série.

Ninja em treinamento

Apesar de ser um título que prima pela exploração de um mapa grande, as fases iniciais são mais restritivas. O intuito é introduzir o jogador aos poucos, ensinando cada aspecto do game. Como um jogo de ninja, os aspectos de exploração passam pelas habilidades atléticas, ou seja, há muitas partes que lembram jogos de plataforma (como um "Prince of Persia" menos elaborado).

Uma das funcionalidades essenciais do game são os jutsus, que são as magias e técnicas ninja. Eles são acionados com comandos que imitam o movimento das mãos que os personagens fazem no desenho. Na prática, basta apertar o gatilho esquerdo, derrubar os direcionais analógicos para os lados corretos e soltar o botão no tempo certo.

Naruto possui três jutsus e dois deles são usados freqüentemente para acessar novas áreas do mapa. O Shadow Clone produz cópias de si mesmo e quebra certas paredes (aquelas marcadas com um "X"). Já o Chakra Concentration permite andar pelas paredes ou sobre a água, dependendo do nível. Assim, junto com a habilidade de correr mais rápido e de pular duas vezes, cada vez mais o jogador vai tendo recursos para explorar mais os cenários.

Socos, estrelas e tocos de madeira

"Rise of a Ninja" também tem uma faceta de jogo de luta. A mecânica de combate não é densa e séria como a de "Virtua Fighter 5", por exemplo, mas é mais robusta que a maioria dos títulos de combate baseado em desenhos. Cada personagem possui dois botões para golpes, que, combinados, resultam em diversos tipos de seqüências, e um para arremesso. Autêntico ao desenho, também é possível lançar os oponentes para o alto e continuar o "combo" em pleno ar.

A defesa também é "ninja". Ele tem a função de, obviamente, bloquear os ataques, mas se o botão for pressionado no momento do impacto, aciona-se o Subtitution Jutsu, e você aparece por trás do atacante, tendo a chance de um contra-ataque. Mas, o oponente também pode usar o truque.

Os lutadores também podem usar seus jutsu para atacar, mas esse movimento tende a ser lento para ativar (podem ser interrompidos com golpe comuns ou projéteis). Geralmente, é preciso derrubar o oponente para ter tempo de acioná-los, mas, em compensação, os golpes são poderosos. Os jutsus também ativam um minigame, no qual o atacante tenta aumentar os danos, e o defensor procura minimizar os efeitos.

Por conta desses treinamentos, as partas iniciais são morosas, mas as coisas começam a esquentar quando ficam disponíveis as primeiras missões de verdade, o que só acontece depois de uma hora. Até lá, tem muitas tarefas simples, mas que ajudam a melhorar o desempenho do herói, conferindo-lhe energia vital, chakra (para usar o jutsus), pontos de treinamento, dinheiro e respeito.

Vida de shinobi

As missões principais intercalam várias mecânicas de jogo. No meio da exploração, surgem várias lutas, algumas contra chefes, e corridas. Numa parte, Naruto deve saltar de galho em galho, pressionado o botão de pulo de forma ritmada, ao mesmo tempo em que desvia de obstáculos. Quase sempre, essas novidades viram tarefas alternativas passadas por pessoas na vila Konoha.

Desenho ganha vida
A localidade é bem grande e traz uma construção primorosa, sem se repetir. Ali, o jogador pode comprar diversos itens, desafiar mestres e colegas para uma luta, coletar moedas e participar de diversas atividades, como a entrega de macarrão oriental. A aventura principal dura cerca de seis horas, mas ainda há atividades extras que vão ficando gradualmente mais difíceis, tendo como inventivo as conquistas para o gamertag.

O jogo também traz o modo Fight, apenas com as partes de luta. Como dito, o sistema não é complexo nem profundo, mas tem o bastante para haver competição. A diversão é bem maior contra um oponente humano e o game possui opção para multiplayer online. O destaque fica para o torneio válido para o ranking, chamado de Forest of Death Exam. Nele, o jogador compete contra outros jogadores para entrar na Torre da Morte, e depois, para avançar em seus andares. Para superar a modalidade, é preciso vencer seis lutas seguidas.

"Naruto: Rise of a Ninja" talvez seja o game que melhor reproduziu um desenho animado. A técnica de cel-shading, magnificamente empregada, permitiu recriar o universo do anime, com todas aquelas expressões faciais típicas. Na verdade, o game parece uma versão em alta resolução do desenho, mesclando os personagens de cores chapadas com um fundo mais realista, mas que lembra uma ilustração feita com tintas. O resultado é excepcional.

A autenticidade também está na parte sonora que usa praticamente os mesmos recursos do original, desde a trilha musical até os dubladores. Baixando um extra na Live, pode-se ter até mesmo as vozes do elenco japonês de "Naruto".

CONSIDERAÇÕES

"Naruto: Rise of a Ninja" é o jogo que melhor recria o universo do ninja laranja. O game aproveita muito bem a obra, mas não depende dela. Assim, mesmo quem não conhece o desenho pode ter boas experiências e, de quebra, se interessar pelo anime. Tanto a parte de ação e exploração como a de combate são "light", ideal para aqueles que buscam uma experiência não muito complexa (ainda assim, está um pouco acima do nível casual). Nem por isso, o jogo deixa de ser divertido.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Naruto: Rise of a Ninja (Xbox 360)

    56 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Ubisoft
    Lançamento: 30/10/2007
    Distribuidora: Ubisoft
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória, multiplayer online
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host